Nível de atividade fica estável em agosto, informa BC

Após registrar crescimento de 0,23% em julho, para 139,13 pontos, a maior elevação em quatro meses, o nível de atividade econômica do país ficou praticamente estável em agosto, quando o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB), somou139,12 pontos. A informação foi divulgada pela autoridade monetária nesta quarta-feira (20).

Os números do IBC-Br mostram desaceleração do crescimento ao longo de 2010. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, dados do BC revelam que o crescimento da economia brasileira ficou em 9,2% contra igual período do ano passado. No acumulado de janeiro a julho, a taxa de expansão estava em 9,65%. Entre janeiro e maio, o crescimento estava em 10,29% e, nos quatro primeiros meses deste ano, também frente ao mesmo período de 2009, somava 10,5%.
 
IBC-Br

O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). O Banco Central explicou que o IBC-Br "constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica". Antes divulgado por estados, e por regiões, desde o início deste ano o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional.

O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos. "A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção+importações)", explicou o Banco Central, por meio do relatório de inflação de março.

Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente, os juros básicos estão em 10,75% ao ano. A taxa foi mantida estável no início de setembro, após três elevações consecutivas efetuadas pela autoridade monetária. O Copom se reúne também nesta quarta-feira e a expectativa do mercado financeiro é de que os juros fiquem estáveis.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a previsão do mercado, que já chegou próxima de 5,5% para este ano, atualmente está em 5,20%. Para 2011, a estimativa está em 4,99%. Deste modo, as previsões dos analistas ainda estão acima da meta central de 4,5%, mas dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (entre 2,5% e 6,5%). Para o PIB, a estimativa dos analistas das instituições financeiras é de um crescimento acima de 7,5% para 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação