Encontrada famíla neandertal canibalizada

Arqueólogos descobriram os restos de uma possível família de 12 neandertais numa caverna da região de Astúrias, no norte da Espanha. Segundo os pesquisadores, marcas nos ossos mostram sinais de atividade canibal, indicando que os indivíduos encontrados foram comidos por outros neandertais.
Segundo o arqueólogo Carles Lalueza-Fox, do Instituto de Biologia Evolucionária de Barcelona, coordenador do estudo, eles têm marcas de cortes em vários ossos, incluindo os crânios e as mandíbulas.
A conclusão de que o grupo era uma família vem da análise do DNA mitocondrial, o material genético encontrado nas células animais passado pela linhagem feminina. Os dados genéticos sugerem que enquanto os três adultos do sexo masculino no grupo tinham a mesma linhagem materna, as três mulheres do grupo tinham origens maternas diferentes. Segundo os pesquisadores, isso mostraria que pelo menos nesta família de neandertais, as mulheres vieram de fora do grupo, enquanto que os homens permaneceram no grupo familiar ao chegar à idade adulta.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!