Preços de chips disparam como consequência do terremoto no Japão

Os preços de componentes tecnológicos continuavam avançando nesta terça-feira (15), enquanto os danos causados pelo terremoto no Japão ameaçavam prejudicar a produção industrial por prazo mais longo do que analistas imaginavam.

Dezenas de empresas japonesas, de fabricantes de componentes a grupos de eletrônica e montadoras de automóveis, estão mantendo suas fábricas fechadas, e os danos à infraestrutura, incluindo estradas, redes de energia, ferrovias e portos, demorarão meses a ser reparados.

A perspectiva levou empresas a uma corrida por fontes alternativas de componentes de alta tecnologia. O grupo de pesquisa “IHS iSuppli” afirmou que o terremoto podem resultar em escassez significativa de certos componentes eletrônicos e causar fortes aumentos de preços.

“Embora haja pouca informação de danos efetivos nas linhas de produção de eletrônicos, o impacto sobre os transportes e a infraestrutura resultará em perturbações no suprimento, resultando em escassez e alta de preços”, afirmou. “Os componentes afetados incluirão chips de memória flash NAND, DRAM, componentes lógicos padronizados, painéis de cristal líquido (LCD) e outros materiais para LCDs”, completou.

Os preços de chips de memória flash NAND no mercado à vista continuaram em alta nesta terça-feira (15), subindo em quase 3% após a alta de 20% na véspera, enquanto os preços dos chips de memória DRAM subiram mais 0,2% depois dos 7% da segunda-feira (14).

O Japão responde por um quinto da produção mundial de semicondutores, o que inclui 40% dos chips de memória flash usados em todo tipo de aparelho, de celulares a tablets e computadores.

Mesmo que os embarques de componentes sejam afetados pelo terremoto por apenas duas semanas, a escassez e seu impacto sobre os preços devem perdurar até o terceiro trimestre, segundo a iSuppli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação