Rebeldes líbios anunciam que controlam cidade de Brega

Os rebeldes que combatem as tropas leais a Muammar Kadhafi no leste da Líbia recuperaram espaço neste sábado (2) e anunciaram que controlam a cidade petroleira de Brega, informação que não foi confirmada por fontes independentes.

Na estrada que vai até os arredores de "Nova Brega", na periferia da cidade, que fica 800 km ao leste de Trípoli, um repórter da France Presse viu sete corpos carbonizados de integrantes das forças oficiais.
Além disso, dezenas de veículos incendiados do Exército líbio foram abandonados na margem da estrada, o que demonstra a intensidade dos combates.

Brega, cenário há vários dias de violentos combates, é a linha de frente entre o Exército de Kadhafi e os rebeldes, que nos últimos dias foram obrigados a recuar para Ajdabiya, mais ao leste.

A Líbia enfrenta uma batalha desde o começo deste ano, quando manifestações pedindo a renúncia do ditador Kadhafi, há 42 anos no poder, se tornaram confrontos violentos e passaram a ser reprimidos com força pelo regime.

Cessar-fogo rejeitado
Na sexta, o governo rejeitou as condições impostas pelos rebeldes para um cessar-fogo, alegando que as tropas líbias não deixarão as cidades ocupadas, como exigido pela oposição.

"Eles estão nos pedindo para sair das nossas próprias cidades... Se isso não é loucura, não sei o que é. Não vamos deixar as nossas cidades", disse o porta-voz do governo Mussa Ibrahim.

A proposta de um cessar-fogo havia sido anunciada por Mustafa Abdel Jalil, membro do Conselho Nacional de Transição (CNT), que reúne os rebelados, caso as forças de Kadhafi suspenderem a ofensiva contra as cidades sob controle dos insurgentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação