NASA está desenvolvendo "banda larga" espacial

Novo sistema pode fornecer uma forma de comunicação mais rápida com sondas, reduzindo drasticamente o tempo de transferência de arquivos enviados de Marte para a Terra.

A NASA pretende investir US$ 175 milhões em três novos projetos tecnológicos, e pelo menos um deles tem chamado muito a atenção. O Laser Communications Relay Demonstration (LCRD) se trata de um novo sistema que possibilitará a transferência de dados em alta definição, rapidamente, de Marte para a Terra.

O projeto pretende usar um satélite na órbita do nosso planeta para manter a comunicação ótica com as estações na Terra e possibilitar testes em situações adversas, como as causadas pelas condições climáticas, por exemplo. No momento, já existe uma dessas estações na Califórnia e, com o passar do tempo, outras serão construídas.

De acordo com o press release lançado pela NASA, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) usa uma banda de 6 Mbps, levando até 90 minutos para transmitir uma imagem em alta resolução para a Terra. Com a nova tecnologia de transmissão, uma sonda equivalente teria 100 Mbps à sua disposição, sendo capaz de transferir o mesmo arquivo em até 5 minutos.

Ilustração de como funcionará o LCRD (Fonte da imagem: NASA)

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!