USP corta luz e internet em prédio da reitoria ocupado por alunos

A reitoria da Universidade de São Paulo (USP) decidiu cortar na tarde desta sexta-feira (4) a energia elétrica e a internet do prédio ocupado desde a madrugada de quarta (2) por alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Segundo a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), os alunos, que estavam às escuras nesta tarde, tentavam ligar um gerador. “Em outras ocupações, o gerador já foi utilizado. Mas há alunos tentando operá-los sem saber. Se acontecer algo com eles, a responsabilidade será da reitoria”, disse o diretor do Sintusp Marcelo Pablito.
A Justiça determinou na quinta-feira (3) a reintegração de posse do prédio da reitoria. Os estudantes ainda não foram notificados da decisão – a partir do momento em que isso ocorrer, eles terão 24 horas para deixar o prédio.

Mais cedo, uma reunião entre a direção da universidade, os alunos e o Sintusp terminou sem acordo. Na pauta, dois assuntos foram discutidos: a saída da PM do campus e a revisão dos processos abertos pela universidade contra estudantes e servidores. Por causa do impasse, a ocupação do prédio da reitoria continua.

“Propusemos a criação de um grupo de trabalho misto com a reitoria, estudantes e funcionários para detalhamento do convênio da PM e de um plano de trabalho. No entanto, eles aparentemente não aceitaram”, disse o professor de geografia Wanderley Messias, superintendente de relações institucionais da USP. Ele informou ainda que a reitoria está disposta a examinar os processos. “Estamos dispostos a negociar.” Anibal Cavali, um dos diretores do sindicato, informou que existem aproximadamente 50 processos administrativos e criminais envolvendo estudantes e funcionários em todas as unidades da USP no estado.

Para o diretor do Sintusp Magno de Carvalho, o encontro que ocorreu no prédio da geografia, convocado pela direção da universidade. foi uma “farsa”. “Eles disseram que estavam dispostos a analisar a questão dos processos na segunda-feira (7). Depois do intervalo, quando voltaram, falaram: ‘Desocupem a reitoria que a gente volta a conversar’”, afirmou Magno. Ele completou em seguida: “Isso não é negociação. Foi uma farsa para dizer que sentaram com os funcionários antes de mandar a PM para massacrar estudantes e funcionários. Acho que estão apostando em um confronto sangrento", afirmou ele sobre a presença da PM.

Participaram da reunião cinco estudantes, um professor da Faculdade de Direito - indicado por alunos para a negociação - e dois diretores do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), além de dois professores representando a reitoria - Wanderley Messias, da geografia, superintendente de Relações Institucionais da universidade, e Alberto Amadio, da educação física e membro do gabinete do reitor. A reunião foi realizada no prédio da geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Também presente na reunião, o estudante de letras Rafael Alves, integrante da comissão de negociação, afirmou que os alunos irão manter a ocupação. “Enquanto perseguirem os alunos e o convênio com a PM continuar e não tiver uma assembleia que delibere o contrário, a ocupação vai continuar.” Segundo os estudantes, a próxima assembleia está prevista para quarta-feira (9).

Segundo a decisão da 9ª Vara de Fazenda Pública, a reintegração da reitoria "deverá ser realizada sem violência, com toda a cautela necessária à situação, mediante a participação de um representante dos ocupantes e da autora para a melhor solução possível, observando a boa convivência acadêmica, em um clima de paz", afirma na decisão a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti.

Caso os alunos não se retirem, a juíza diz que autoriza, "como medida extrema”, o uso de força policial. Ela ressalva, no entanto, que conta "com o bom senso das partes e o empenho na melhoria das condições de vida no campus".

Na noite desta quinta, os estudantes decidiram em assembleia manter a ocupação. Eles querem a saída da Polícia Militar do campus, o fim do convênio com a PM para aumentar a segurança na Cidade Universitária e o fim dos processos administrativos e criminais contra professores, estudantes e funcionários.

As ocupações começaram depois que três universitários foram detidos pela PM após serem flagrados com maconha. Estudantes protestaram contra a prisão em frente a um dos prédios da faculdade e houve confronto com a polícia. Após a confusão, um grupo invadiu o prédio administrativo da FFLCH – que foi liberado nesta quinta.

Nesta manhã, um estudante que participa da ocupação da reitoria e não quis se identificar disse que o prédio está intacto e em perfeito estado de conservação. O estudante também afirmou que há muitas pessoas no prédio, mas não quis dar números. Questionado sobre as imagens divulgadas pela USP que mostram a invasão dos estudantes, o aluno admitiu que uma câmera de segurança foi danificada. Ele também afirmou que o grupo ainda não avaliou quando e se deixará o prédio – isso só será feito depois que os alunos forem notificados pela Justiça. (Fonte http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/11/usp-corta-luz-e-internet-em-predio-da-reitoria-ocupado-por-alunos.html)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação