Nova tecnologia nos cinemas: o fim dos óculos 3D pode estar próximo

A tecnologia 3D já ficou comum nos cinemas, e muitos preferem os filmes tridimensionais a qualquer projeção em duas dimensões. O fato é que um filme em 3D se tornou uma opção mais cara nos cinemas, e não uma característica padrão dos filmes. Entretanto, as três dimensões poderiam se tornar um padrão para todos os filmes - bastaria que os cinemas aplicassem um filtro tridimensional no topo de seus projetores e... bingo!

Uma nova técnica produzida por uma equipe sul-coreana, no Optics Express, sugere uma nova maneira de assistir a filmes em 3D sem utilizar os incômodos óculos plásticos com "lentes especiais". E ao que parece, seria um investimento de baixo custo para os cinemas.

Segundo o Wired, a novidade funciona da seguinte forma: uma matriz especial é colocada na frente do projetor e polariza sua luz. Um filtro pode ser utilizado para cobrir a área de projeção e escurecer diferentes regiões verticais da tela, dispostas como as réguas de uma veneziana. Cada olho, estando em ângulos ligeiramente diferentes, vê apenas uma parte da tela. O efeito 3D se dá pelas imagens intercaladas que o olho esquerdo e o olho direito enxergam durante a exibição. O truque seria então fazer com que a luz visível para o olho esquerdo contenha apenas os pixels dedicados a ele, e vice-versa para o olho direito.
Atualmente, os projetores 3D que dispensam o uso de óculos exibem o filme em uma resolução relativamente baixa. Bastam alguns ajustes para resolver estes problemas e, logo logo, os cinemas passarão a incorporar a nova tecnologia em seus projetores e telas, eliminando de vez o uso dos óculos 3D.


Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/cinema/O-fim-dos-oculos-3D-pode-estar-proximo/#ixzz24ZgBpzNv

Comentários

  1. Gгеetings! Ӏ κnow this iѕ kinda оff topic hoωeveг I'd figured I'd aѕk.
    Would you bе interesteԁ in trаdіng lіnks oг maybe gueѕt
    writing a blog post or vice-versa? Mу blog discussеs a lot of the samе subjеcts
    аѕ yourѕ anԁ Ι feel wе cоuld grеatly benеfit from each other.
    If you might be intеreѕtеd feel free to shoot me an email.
    I look forωard to hearing from you! Ѕuρeгb blοg by the way!


    Alѕο ѵisіt my blog post - V2 Cigs review
    my web site: Read This

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação