Com oevitar vírus no twitter, orkut e outros

Embora hoje muitos vírus não sejam sofisticados o bastante para roubar dados das redes sociais para auxiliar outros golpes, se os criminosos forem espertos isso não deve continuar por muito tempo. Por isso, a coluna Segurança para o PC do G1 Segurança deixa as seguintes dicas:


1) Considere o uso da rede social ao cadastrar uma informação ou usar um serviço. Em outras palavras, o que você quer aproveitar de cada rede social? Se você não espera receber uma oferta de emprego pelo Orkut, melhor não cadastrar o número de telefone comercial lá, ou mesmo qualquer informação profissional. Se você tentou usar o Twitter pelo celular e desistiu, retire seu número do cadastro. E se não retirar, lembre-se que seu número de telefone foi deixado lá!

2) Proteja-se de vírus, mas lembre-se que seus amigos podem ser infectados também. Ter em mente a vulnerabilidade de seus amigos o ajudará a não pensar que algo está protegido porque somente eles têm acesso.

3) Procure sempre manter em mente o cálculo “ganho em conveniência” e “perda de privacidade”. Você estará fazendo essa troca o tempo todo, e às vezes a conveniência ganha é superior à privacidade perdida – ou vice-versa! Acessar a rede social a partir de um computador público como uma lanhouse, por exemplo, pode ser conveniente, mas pode acabar resultando no roubo da sua conta.

4) Não dispense cuidados gerais de segurança com o PC. Ter um computador seguro de modo geral é necessário para que todas as outras tarefas – de compras online ao acesso a sites de redes sociais – sejam realizadas com segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação