Em blog, Google admite que Street View coletou e-mails e senhas

O Google admitiu em blog que uma frota de carros com equipamentos sem fio (wireless) inadvertidamente recolheu e-mails e senhas de usuários de computadores em vários países, e afirmou que está alterando suas práticas de privacidade.

"Ficou claro nas inspeções que embora a maioria dos dados seja fragmentada, em alguns casos e-mails e endereços de internet completos foram capturados, assim como senhas", disse o vice-presidente de Engenharia e Pesquisa do Google, Alan Eustace, em um blog da companhia na sexta-feira.

Os carros do Google Street View, que são conhecidos em todo o mundo por tirar fotos panorâmicas das ruas das cidades, coletam os dados. A companhia disponibiliza essas imagens em seus mapas disponibilizados na internet.

A companhia disse que quer apagar os dados assim que for possível. O Google anunciou que a confusa coleta de dados aconteceu em maio, mas disse que as informações coletadas são tipicamente limitadas a "fragmentos" de dados, visto que os carros estavam sempre em movimento.

Desde então, reguladores de vários dos mais de 30 países onde os carros operaram inspecionaram os dados.

O Google disse ainda que indicou Alma Whitten como diretora de Privacidade para Engenharia e Gestão de Produtos, e que a companhia incluiu novos procedimentos internos que solicitam que seja mantido um documento de concepção de privacidade, que grava como os registros dos usuários são armazenados.
A empresa também disse que aumentou seus treinamentos de privacidade para engenheiros e outros grupos importantes dentro da companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação