O ENEM não é difícil!!! Leia se você for fazer!!

Caros Amigos, aspirantes à universitários.

Chega dessa vida de pré-universitário e finalmente sejamos universitários!

Bom, a seleção agora para as Universidades Federais e alguns Institutos Federais, não será mais uma prova cheia de decorebas de fórmulas e com aquelas coisas mirabolantes que só quem fez a questão, entende. Com o Enem é diferente, a proposta do Novo Enem vem pra dilacerar aquela velha forma engessada e desumana, na qual tínhamos que decorar mais, sim digo decorar, porque você não aprende tudo e nem tem como aprender tudo, e aprendíamos muito menos e às vezes coisas que não tínhamos nem aplicação no dia-a-dia.

As questões do Novo Enem são longas, tem textos bem explicativos e que na maioria dos casos ajudam demais na resolução do problema, porque de tanto auto-explicativo acaba dizendo como faz  a questão. Às vezes os textos são desnecessários para a resolução da questão. bastanto ler as últimas linhas para resolução total da questão.

Nas questões que envolvem fórmulas, elas já vem explicitadas na questão e você só basta aplicá-la. Em outras questões você tem que interpretar gráficos, especular resultados favoráveis, não podemos esquecer do conhecimento de mundo! O teu Conhecimento construído dia a dia vai contar muito na prova, se você for uma pessoa que ler bastante, que ver bastante jornal, que está antenada em (quase) tudo que acontece no mundo, sua chance de sucesso na prova é muito grande.

Bom, sem mais delongas, o Novo Enem é isso. São 180 questões de multipla escolha mais uma Redação. São normalmente 4 cadernos de provas, 4 cores, sempre são as mesmas questões, mudam a ordem de uma pra outra, a posição dos itens. O enem vai ser divido em dois dias: No primeiro, 90 questões e no segundo, mais 90 questões com a Redação.

A redação do enem vai mais pro lado dissertativo, isto é, Você vai desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.

Pronto, espero ter acalmado os nervos dos Aspirantes a Universitários e ano que vem a gente se vê na faculdade. É só você ter calma e ter certeza que vai dar tudo certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação