Número de faltosos do Enem na PB sobe para 28 mil no segundo dia

A aplicação da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi encerrada na Paraíba às 17h30 (horário local). Dos 123.820 candidatos inscritos, cerca de 28 mil faltaram às provas deste domingo (23), dois mil a mais do que no sábado (22). De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC), o índice de abstenção na Paraíba ficou em 22,94%. No sábado, 21,24% dos inscritos faltaram.

Em todo o país, a abstenção média foi de 26,4%. Segundo o MEC, este índice é menor do que a média do ano passado, de 28%. A abstenção média nacional deste domingo foi de 27,6%; a do sábado, de 25,2%. Isto coloca a Paraíba com uma média menor de faltosos em relação aos números nacionais.
Os locais que registraram mais faltosos foram o Distrito Federal (34,12% dos inscritos) e os estados do Amazonas (32,86%), Roraima (32,43%) e Bahia (32,41%). Foram aplicadas provas relativas a linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

No total, esta edição teve o número recorde de 5.367.092 inscritos. Conforme o MEC, o Enem de 2011 foi encerrado às 18h30 (horário de Brasília) sem ocorrências de incidentes. Em Campina Grande, o segundo dia de provas foi mais tranquilo que o sábado. "Não tivemos nenhum caso de eliminação por irregularidade. Ontem houve apenas uma pessoa que passou mal e precisou ser atendida pelo Samu na UFCG, mas o aluno passa bem", explicou Sônia Matias, representante do MEC na cidade.

A reportagem do G1 procurou Iara Andrade, representante do MEC em João Pessoa, mas informou que não poderia falar sobre o processo na cidade por orientação do próprio ministério. Em cinco escolas e no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a reportagem não flagrou candidatos chegando atrasados ou sendo eliminados durante a prova por irregularidades.

No segundo e último dia de exame, três candidatos em Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA) foram excluídos por postar mensagens por celular via Twitter durante a realização das provas. No sábado, outros oito participantes foram excluídos pelo mesmo motivo.

A partir desta segunda-feira (24), as provas aplicadas neste fim de semana estarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem. Os gabaritos devem ser divulgados até quarta-feira (26), no mesmo endereço eletrônico. (Fonte: G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação