No primeiro dia, 8 milhões de crianças são vacinadas contra a poliomelite

O Ministério da Saúde informou que 8 milhões de crianças menores de cinco anos já foram vacinadas contra a poliomielite na primeira etapa da campanha nacional de vacinação, que iniciou-se neste sábado (20).


A meta do Ministério é vacinar 14,7 milhões de crianças, 95% do total da população nesta faixa de idade. Mais da metade da meta já foi alcançada neste primeiro dia.

No dia 22 de agosto será realizada a segunda etapa da campanha, mas os balanços continuarão a ser divulgados durante as próximas semanas.

Os dados divulgados pelo Ministério são com base informações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde. Em termos percentual, o Nordeste é a região que mais vacinou neste sábado, com 62,8% das crianças imunizadas, seguida de Sudeste (60,8%), Sul (54,6%), Centro-Oeste (53,7%) e Norte (44,5%).

No balanço por estado, Paraíba aparece em primeiro lugar, com 61,7% das crianças menores de cinco anos vacinadas já neste sábado. Na sequência aparecem São Paulo (59,5%) e Ceará (59,5%). Os estados que menos vacinaram, em termos proporcional são Roraima (26,5%), Acre (30,9%) e Distrito Federal (31,5%).


A campanha nacional de vacinação, que tem como slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, recebeu R$ 46 milhões em investimentos do Ministério da Saúde. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participaram da primeira etapa da campanha, com o envolvimento de cerca de 350 mil pessoas e a utilização de cerca de 40 mil veículos.

A América Latina já recebeu o certificado da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite.

A reportagem é do G1
clique aqui

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!