'Seita' virtual exige que internautas tirem fotos com a cabeça dentro de geladeira

Uma sequência aparentemente aleatória de algarismos, no melhor estilo "Lost", batiza uma das mais recentes - e estranhas - manias da internet. Quem procura pelo número "241543903" no Google encontra diversas imagens de pessoas "esfriando a cabeça" na geladeira.

O bizarro movimento é onipresente: já há referências ao código "secreto" nas redes sociais do momento, como Twitter e Facebook, além de tags em serviços de foto como o Flickr, em blogs e sites de compartilhamento de links.

A "seita virtual" foi criada pelo artista californiano David Horvitz, que publicou a primeira foto no Flickr no dia 9 de abril. No dia seguinte, Horvitz divulgou o "manifesto" em seu blog: "tire uma foto de sua cabeça dentro do freezer. Publique a foto na internet. Marque o arquivo com o número 24154903. A ideia é que se você procurar por essa etiqueta críptica, todas as fotos de cabeças no freezer vão aparecer. Eu acabei de publicar uma".

Sem grande divulgação, o projeto ficou dormente até a última quarta-feira (22), quando blogs americanos publicaram notas sobre a sequencia de algarismos. Em dois dias, o já conhecido poder de disseminação das modas na internet fez com que outras duzentas imagens semelhantes fossem parar na rede.

Esse fenômeno de reprodução na rede é batizado de "meme", uma analogia ao conceito criado pelo zoólogo Richard Dawkins para explicar a disseminação de pensamentos, idéias e produtos culturais. "A vida é um esporte no qual você não é apenas um espectador. O legal é participar e se divertir", explica Horvitz, o criador do "24154903", em seu blog.

Não é a primeira vez que Horvitz utiliza a internet para propagar modas curiosas. Em 2008, ele conseguiu financiar uma viagem ao redor do mundo apenas propondo que internautas pagassem para ele tirar fotos personalizadas. No ano anterior, ele blogou um dia viajando por todas as linhas do metrô de Nova York.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!