Por que a empresa se chama...?


por Thiago Blumenthal
TAM
Táxi Aéreo Marília foi homenagem dos fundadores à sua cidade natal, no interior paulista. Hoje a TAM delega os voos para Marília a outras companhias.

BASF
Famosa no Brasil pelas fitas cassete, a Badische Anilin und Soda-Fabrik ("fábrica de anilina e soda da região de Baden") lucra principalmente com produtos químicos. 

YKK
Observe o zíper mais próximo: é provável que nele esteja a sigla da Yoshida Kogyo Kabushikigaisha (algo como "Corporação Manufatureira Yoshida"), a nº1 dos zíperes. 

HBO
Como box office é "bilheteria", a Home Box Office seria uma "bilheteria caseira", referência às origens do canal, célebre por passar sucessos do cinema antes dos outros. 

ASICS
Abreviação do latim alma sana in corpore sano, "alma sã em corpo são" - a gigante esportiva japonesa trocou mens por alma. É, MSICS não iria pegar.

TNG
Trata-se de uma compressão de teenager, "adolescente" em inglês. Não que a marca algum dia tenha sido teen, mas o objetivo era deixar o guarda-roupa adulto menos sisudo. 

HSBC
Note que na publicidade deles sempre há orientais. Pois o banco surgiu na Ásia, em 1865, como Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited - só o "L" não vingou. 

AXN
A intenção era comprimir o som de action ("ação" em inglês), "équichon". Ficou na intenção, pois todos soletram, "êi-éx-ên". Pra não perder o costume: era o canal onde passava Lost.

C&A
Em 1841, os irmãos Brenninkmeijer abriram uma loja de tecidos na Holanda. Sintéticos, Clemens e August batizaram o empreendimento com suas iniciais.

M&M's
Sensação entre soldados na 2ª Guerra com o slogan "derrete na sua boca, não na sua mão", surgiu da parceria de dois Ms: Forest Mars e Bruce Murrie.

3M
Surgiu em 1902 como Minnesota Mining and Manufacturing ("Minnesota Mineração e Manufatura"), e economizou 29 caracteres ao encurtar para 3M.

LG
O nome surgiu da junção de duas marcas de eletrônicos sul-coreanas, Lucky e GoldStar. Mas eles preferem que você associe as letras ao slogan "life’s good" - "a vida é boa".

CVC
Como os irmãos C&A, Carlos Vicente Cerchiari usou suas iniciais na marca. Em 1976, CVC saiu da agência de viagens, mas sua sigla ficou.

IBM
Pode chamar de International Business Machines, "[companhia] internacional de máquinas de negócios". É de 1924, quando computador não era pessoal, mas financeiro.

TNT
Mistura de explosivo com nome do fundador, a Turner Network Television surgiu transmitindo esportes, virou canal de filmes clássicos e hoje passa de um tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação