Manutenção Preventiva e Corretiva

Manutenção Preventiva e Corretiva do Computador

A manutenção preventiva e corretiva serve para reduzir a probabilidade de problemas de hardware ou software, pois verifica periódica e sistematicamente todos os hardwares e softwares para garantir seu funcionamento adequado.

Hardware

Verificação a condição de cabos, componentes e periféricos. Limpeza dos componentes para diminuir a possibilidade de superaquecimento. Reparo e substituição de componentes que demonstram sinais de desgaste ou mau uso.

1. Remoção a  poeiras das entradas da ventoinha.
2. Remoção a poeira da fonte de alimentação.
3. Remoção a poeira dos componentes internos do PC
4. Limpeza do teclado, mouse e os outros periféricos ligados.
5. Verificação dos cabos de ligação para ver se não há nenhum solto.

Software

Verificação de softwares instalados e se atualizados. Siga as políticas da empresa ao instalar atualizações de segurança, atualizações do sistema operacional e atualizações de programas. Esses testes são realizados para confirmar se a atualização não causará problemas ao sistema operacional e ao software:
1. Conferir as atualizações de segurança
2. Conferir as atualizações de software
3. Conferir as atualizações de drives
4. Atualização de antivírus.
5. Rastreamento de vírus no computador.
6. Remover programas indesejados.
7. Verificar os erros nos discos rígidos.
8. Desfragmentar os discos rígidos.

Benefícios

Ser pro ativo com a manutenção de equipamentos e a proteção de dados do computador. A execução de rotinas de manutenção pode reduzir possíveis problemas de hardware e software. Esse procedimento minimizará tempos de inatividade do computador e custos de reparo.

O plano de manutenção preventiva tem de ser desenvolvido de acordo com as necessidades do equipamento. Um computador exposto a um ambiente empoeirado, como um local de construção, precisará de mais atenção do que um computador instalado em um escritório. Redes de tráfego intenso, como as de uma escola, podem precisar de verificação e remoção adicional de softwares maliciosos e arquivos indesejados.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!