Aeroporto segue passageiros por meio de sinal Wi-Fi

De acordo com o jornal New York Times, o Aeroporto Internacional de Copenhagen está testando um programa que monitorará a movimentação dos passageiros baseado no sinal Wi-Fi emitido por aparelhos eletrônicos – como laptops, tablets e smartphones.

Funcionários do aeroporto vão observar os passageiros por meio de um computador remoto – o qual identifica dados trocados pelos dispositivos dos viajantes, por meio da rede sem fio do local, e marca cada sinal captado com cores diferenciadas. O software, desenvolvido pela empresa SITA, tem precisão de 10 metros para localização dos usuários.

Em contrapartida à vigilância, os passageiros poderão baixar um aplicativo (atualmente disponível apenas para o iPhone) que fornece informações sobre os estabelecimentos do aeroporto, como promoções em restaurantes e lojas de souvenirs.

A empresa responsável pelo sistema de monitoramento entende que o uso desse mecanismo de segurança não invade a privacidade das pessoas, pois a ferramenta segue os dispositivos eletrônicos, não os passageiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação