'É muito triste', diz diretora de curso da UFRJ sobre incêndio em prédio

Incêndio em prédio do campus da UFRJ ainda não está controlado (Foto: Genilson Araújo/ Agência O Globo)Incêndio atinge prédio da UFRJ desde a tarde desta segunda-feira (Foto: Genilson Araújo/ Agência O Globo)
 
A diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivana Bentes, estava desolada ao falar sobre o incêndio que atinge um dos prédios no campus da universidade, na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio, desde a tarde desta segunda-feira (28).

"Assim que eu saí da sala caí no choro. Quando eu olhei para o lado deu um impacto. É muito triste", disse ela, que informou trabalhar na UFRJ há 17 anos.

A assessoria da UFRJ informou que as chamas começaram na cúpula da capela e que o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A capela passava por obras de restauração.
 
Equipes dos quartéis do Humaitá, de Copacabana e do Catete estão no local. Os bombeiros combatem focos ainda existentes no prédio. Segundo as primeiras informações não haveria feridos. 
 
Ainda de acordo com Ivana Bentes, testemunhas contaram que o fogo teria começado em um dos pontos onde era feita a obra.

O fogo também atingiu o almoxarifado da faculdade de educação, que fica na área ao lado da capela e um salão, segundo a assessoria da universidade.

Bombeiros trabalham no incêndio em campus da UFRJ (Foto: Tasso Marcelo/AE)
Bombeiros combatem chamas em prédio da UFRJ
(Foto: Tasso Marcelo/AE)
De acordo com a diretora, as chamas chegaram ao auditório Anísio Teixeira, que segundo ela, fica no primeiro andar. Ivana afirmou que os bombeiros utilizam água da piscina no campus para ajudar no combate às chamas.

Segundo Ivana Bentes, a capela era muito procurada para casamentos.

"Temos história de professores que se casaram aqui. É tudo histórico", desabafou.

O Iphan informou que a preservação do local é de responsabilidade da universidade. O instituto disse ainda que trata-se do prédio do antigo Hospício Pedro II, construído entre 1842 e 1852.

As pessoas foram retiradas dos prédios do chamado Palácio Universitário – que reúne os cursos de economia, administração e ciências contábeis, educação e comunicação social. As atividades estão suspensas nesta segunda-feira (28) e também na terça-feira (29).
 


Trânsito congestionado

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o trânsito está bastante complicado nas vias próximas ao campus da Praia Vermelha, já com reflexos na Avenida Atlântica, em Copacabana.

Há engarrafamento na Avenida Lauro Sodré e muita lentidão na Avenida Venceslau Braz. Já a Avenida Pasteur tem um trecho de uma das faixas da via interditado para que os veículos do Corpo de Bombeiros estacionem. Há lentidão também na Rua Lauro Muller.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação