Operadoras recebem iPhone 5 para testes, confirmando proximidade do lançamento

Nas últimas 24 horas, algumas fontes de notícias especializadas e blogs de tecnologia levantaram a hipótese de que, diferentemente do que foi noticiado nas últimas semanas, o iPhone 5 deve chegar mesmo em setembro, e não em outubro. O motivo: as operadoras de telefonia já estão recebendo o novo modelo para testes.

 
Dois detalhes levantados pelo colunista Charles Arthur, da versão online do jornal britânico The Guardian, podem dar indícios de que o lançamento do novo smartphone da Apple pode ser feito já no mês que vem. O primeiro deles é o lançamento da nova versão do sistema operacional da Apple, o iOS 5, que vai chegar ao mercado em setembro. O segundo vem de uma fonte anônima de Arthur, que revelou que as caixas onde o hardware do novo iPhone serão transportados já estão em rota de envio para algumas operadoras de telefonia.

Esse é um passo muito importante no ciclo de lançamento de qualquer telefone. Normalmente as novas versões do iPhone são enviadas para as operadoras em sua futura caixa original, bloqueados e lacrados, para que as operadoras possam fazer os testes de compatibilidade de sinal com suas respectivas redes, e outras especificações técnicas em seus laboratórios.

Por ser um processo que exige um alto grau de confidencialidade (não só para a Apple, mas entre todas as empresas), há uma série de cuidados que envolvem o envio desses modelos: não é qualquer pessoa que pode testar o aparelho, e os modelos são enviados com uma espécie de "case protetor", dificultando uma análise mais aprofundada do design do aparelho e do que ele realmente é capaz.

Se a notícia realmente for verdadeira, o lançamento do iPhone 5 está cada vez mais próximo. Nesse estágio, a Apple já enviou o aparelho para os órgãos que fazem a análise e fiscalização de aparelhos de telecomunicação nos mercados que receberão o smartphone na primeira leva de lançamento. Após a aprovação desses órgãos e das operadoras, o produto efetivamente entra em linha de produção.

Vale a pena lembrar que a Apple tem um motivo justo para lançar um novo produto em outubro, e não em setembro. A ideia da Apple é maximizar receita, gerando a expectativa da chegada de um novo produto e aproveitando o início do período de vendas do final do ano.

Quem passou a informação de que o novo smartphone da Apple só será lançado em outubro foi o conceituado jornalista John Paczkowsik, do AllThingsD. Bom, por enquanto, estamos falando de rumores e teorias... que estão cada vez mais próximas de se provarem verdadeiras ou falsas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação