Operadoras recebem iPhone 5 para testes, confirmando proximidade do lançamento

Nas últimas 24 horas, algumas fontes de notícias especializadas e blogs de tecnologia levantaram a hipótese de que, diferentemente do que foi noticiado nas últimas semanas, o iPhone 5 deve chegar mesmo em setembro, e não em outubro. O motivo: as operadoras de telefonia já estão recebendo o novo modelo para testes.

 
Dois detalhes levantados pelo colunista Charles Arthur, da versão online do jornal britânico The Guardian, podem dar indícios de que o lançamento do novo smartphone da Apple pode ser feito já no mês que vem. O primeiro deles é o lançamento da nova versão do sistema operacional da Apple, o iOS 5, que vai chegar ao mercado em setembro. O segundo vem de uma fonte anônima de Arthur, que revelou que as caixas onde o hardware do novo iPhone serão transportados já estão em rota de envio para algumas operadoras de telefonia.

Esse é um passo muito importante no ciclo de lançamento de qualquer telefone. Normalmente as novas versões do iPhone são enviadas para as operadoras em sua futura caixa original, bloqueados e lacrados, para que as operadoras possam fazer os testes de compatibilidade de sinal com suas respectivas redes, e outras especificações técnicas em seus laboratórios.

Por ser um processo que exige um alto grau de confidencialidade (não só para a Apple, mas entre todas as empresas), há uma série de cuidados que envolvem o envio desses modelos: não é qualquer pessoa que pode testar o aparelho, e os modelos são enviados com uma espécie de "case protetor", dificultando uma análise mais aprofundada do design do aparelho e do que ele realmente é capaz.

Se a notícia realmente for verdadeira, o lançamento do iPhone 5 está cada vez mais próximo. Nesse estágio, a Apple já enviou o aparelho para os órgãos que fazem a análise e fiscalização de aparelhos de telecomunicação nos mercados que receberão o smartphone na primeira leva de lançamento. Após a aprovação desses órgãos e das operadoras, o produto efetivamente entra em linha de produção.

Vale a pena lembrar que a Apple tem um motivo justo para lançar um novo produto em outubro, e não em setembro. A ideia da Apple é maximizar receita, gerando a expectativa da chegada de um novo produto e aproveitando o início do período de vendas do final do ano.

Quem passou a informação de que o novo smartphone da Apple só será lançado em outubro foi o conceituado jornalista John Paczkowsik, do AllThingsD. Bom, por enquanto, estamos falando de rumores e teorias... que estão cada vez mais próximas de se provarem verdadeiras ou falsas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos fazer um Tour pela Casa Branca (White House)?

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES