Você conhece o DropBox?

Quanto mais os discos rígidos ganham capacidade de armazenamento, maior é o risco de que grandes quantidades de dados sejam perdidas devido a falhas no HD (hard disk). Para evitar que isso aconteça existe Dropbox, um aplicativo que se propõe a fazer o backup dos arquivos mais importantes do computador, de modo que estejam sempre seguros e disponíveis.

Dropbox é baseado no conceito de computação na nuvem, tradução em português para cloud computing. A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza enormes e poderosas centrais de computadores que conseguem armazenar os arquivos de seus clientes ao redor do mundo. Uma vez que os arquivos sejam devidamente copiados para os servidores da empresa, passarão a ficar acessíveis a partir de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Funcionamento

O aplicativo Dropbox é um assistente que, uma vez instalado, ajuda manter o computador do usuário sincronizado com os servidores da empresa. Isso significa que os mesmos arquivos deverão estar presentes nas duas máquinas, com a versão mais recentemente armazenada disponível para acesso imediato.

Para que funcione corretamente, será preciso mover os arquivos que sofrerão processo de backup para a pasta My Dropbox, que normalmente é criada dentro da pasta Meus Documentos. Os arquivos – fotos, vídeos e documentos – que estiverem nessa pasta serão automaticamente enviados para o sistema do Dropbox. Depois que a primeira sincronização é feita, esses arquivos passam por novo upload sempre que são alterados.

Integração com Windows Explorer

A integração de Dropbox com o Windows Explorer é total: você vai poder copiar e colar documentos, arrastar de uma pasta para outra ou enviar para a Lixeira com extrema facilidade. Uma vez que o arquivo esteja na pasta My Dropbox, o backup automático será feito.

Compartilhamento

Uma das funções mais interessantes do Dropbox é o compartilhamento de arquivos. Em vez de ter que anexar arquivos em uma mensagem de e-mail para depois encaminhá-la para o destinatário, o usuário do serviço vai poder simplesmente gerar um link único para aquele arquivo e enviar para o contato. Quando for baixar o arquivo, o destinatário estará, na verdade, fazendo download da cópia do arquivo salva nos servidores de Dropbox. Dessa forma, há mais rapidez e segurança no procedimento.

Além disso, usuários de Dropbox podem compartilhar pastas inteiras com outros usuários do aplicativo e do site. Em vez de anexar ou enviar links, o internauta escolhe qual diretório quer compartilhar e informa o nome de usuário, para quem um convite será enviado. Em seguida, os documentos que forem adicionados à pasta passarão a ficar disponíveis nos dois PCs, quase que em tempo real.

Acesso de qualquer lugar

 Existe o aplicativo Dropbox para Windows, que auxilia no envio de arquivos para os servidores da empresa. No entanto, também existe o site Dropbox, no qual o usuário também vai poder acessar os documentos que tiverem sido sincronizados. Depois de informar o nome de usuário e a senha, ele terá acesso a uma interface que vai permitir baixar arquivos, encaminhar para contatos, renomear, entre várias outras ações.

O acesso a partir da web pode ser feito de qualquer navegador moderno. Também é por meio do site do Dropbox que o usuário compartilha pasta com outras pessoas cadastradas no serviço.

Instalação

Ao clicar no link de download do Dropbox você será direcionado para uma página de cadastro. Após criar a sua conta, o download começará automaticamente.

Preço

Dropbox oferece um plano básico, sem custo algum, com limite de 2GB de espaço livre em disco.

Comentários

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação