Você conhece o DropBox?

Quanto mais os discos rígidos ganham capacidade de armazenamento, maior é o risco de que grandes quantidades de dados sejam perdidas devido a falhas no HD (hard disk). Para evitar que isso aconteça existe Dropbox, um aplicativo que se propõe a fazer o backup dos arquivos mais importantes do computador, de modo que estejam sempre seguros e disponíveis.

Dropbox é baseado no conceito de computação na nuvem, tradução em português para cloud computing. A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza enormes e poderosas centrais de computadores que conseguem armazenar os arquivos de seus clientes ao redor do mundo. Uma vez que os arquivos sejam devidamente copiados para os servidores da empresa, passarão a ficar acessíveis a partir de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Funcionamento

O aplicativo Dropbox é um assistente que, uma vez instalado, ajuda manter o computador do usuário sincronizado com os servidores da empresa. Isso significa que os mesmos arquivos deverão estar presentes nas duas máquinas, com a versão mais recentemente armazenada disponível para acesso imediato.

Para que funcione corretamente, será preciso mover os arquivos que sofrerão processo de backup para a pasta My Dropbox, que normalmente é criada dentro da pasta Meus Documentos. Os arquivos – fotos, vídeos e documentos – que estiverem nessa pasta serão automaticamente enviados para o sistema do Dropbox. Depois que a primeira sincronização é feita, esses arquivos passam por novo upload sempre que são alterados.

Integração com Windows Explorer

A integração de Dropbox com o Windows Explorer é total: você vai poder copiar e colar documentos, arrastar de uma pasta para outra ou enviar para a Lixeira com extrema facilidade. Uma vez que o arquivo esteja na pasta My Dropbox, o backup automático será feito.

Compartilhamento

Uma das funções mais interessantes do Dropbox é o compartilhamento de arquivos. Em vez de ter que anexar arquivos em uma mensagem de e-mail para depois encaminhá-la para o destinatário, o usuário do serviço vai poder simplesmente gerar um link único para aquele arquivo e enviar para o contato. Quando for baixar o arquivo, o destinatário estará, na verdade, fazendo download da cópia do arquivo salva nos servidores de Dropbox. Dessa forma, há mais rapidez e segurança no procedimento.

Além disso, usuários de Dropbox podem compartilhar pastas inteiras com outros usuários do aplicativo e do site. Em vez de anexar ou enviar links, o internauta escolhe qual diretório quer compartilhar e informa o nome de usuário, para quem um convite será enviado. Em seguida, os documentos que forem adicionados à pasta passarão a ficar disponíveis nos dois PCs, quase que em tempo real.

Acesso de qualquer lugar

 Existe o aplicativo Dropbox para Windows, que auxilia no envio de arquivos para os servidores da empresa. No entanto, também existe o site Dropbox, no qual o usuário também vai poder acessar os documentos que tiverem sido sincronizados. Depois de informar o nome de usuário e a senha, ele terá acesso a uma interface que vai permitir baixar arquivos, encaminhar para contatos, renomear, entre várias outras ações.

O acesso a partir da web pode ser feito de qualquer navegador moderno. Também é por meio do site do Dropbox que o usuário compartilha pasta com outras pessoas cadastradas no serviço.

Instalação

Ao clicar no link de download do Dropbox você será direcionado para uma página de cadastro. Após criar a sua conta, o download começará automaticamente.

Preço

Dropbox oferece um plano básico, sem custo algum, com limite de 2GB de espaço livre em disco.

1 Comentário(s) - Add Yours

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!