Bagagem terá de ser entregue em até 12 minutos para passageiros em Guarulhos


O Comitê de Facilitação de Voos, órgão dentro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que inclui a Infraero e a Aeronáutica decidiu estabelecer um limite de espera para a entrega da bagagem dos passageiros que desembarcam no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A partir do próximo ano, as malas terão de chegar em até 12 minutos nos voos domésticos e em 18 minutos nos internacionais.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a meta prevê sanções às empresas que descumprirem o prazo e vale da parada do avião à chegada da bagagem na esteira. A atribuição pelo serviço é dividida entre as empresas (do avião até a esteira) e a administração do aeroporto (na esteira).

Hoje, um passageiro chega a aguardar mais de uma hora pelas malas em Cumbica. Mas, em média, a demora é de 20 minutos em voos domésticos e de 30 nos internacionais, segundo a Infraero.

A meta atende aos indicadores de qualidade que passarão a ser exigidos pela Secretaria de Aviação Civil e está dentro do que preconiza a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). A estatal pretende implantar a nova regra já no início do ano.

Quem exceder o prazo terá certa tolerância. Em voos domésticos, o tolerável é a espera de até 15 minutos; nos internacionais, de 24 minutos. As empresas que descumprirem o prazo ou o extrapolarem com frequência receberão sanções, disse a Infraero ao comitê.

À primeira vista, a iniciativa parece muito boa. Resta saber se haverá de fato fiscalização do tempo de espera e se as empresas serão realmente punidas. Além disso, é preciso ficar atento para que o lobby das empresas não adie ou suspenda esta medida antes de ser implantada e cobrar que sejam estipulados limites em todos os aeroportos brasileiros, beneficiando os passageiros.

E você? O que acha desta medida? Já teve problemas com a demora de bagagens? Deixe seu comentário abaixo e participe.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação