Plugin de proteção contra o Facebook bate recorde de downloads

As garantias dadas pelo Facebook sobre suas políticas de privacidade não parecem ter acalmado a insegurança dos usuários da rede social. Cada vez mais eles buscam soluções para proteger seus históricos de navegação do serviço. Prova disso é que um plugin de privacidade do Facebook bateu recentemente o recorde de downloads em um curto período de tempo.

O Facebook admite abertamente o uso de rastreamento de outros sites enquanto os usuários estão logados na rede social. Porém, suas tentativas em tranquilizar as pessoas sobre a utilização de suas informações, alegando que a finalidade do rastreamento é para um uso "inofensivo" ao internauta, não tiveram o efeito desejado pelo pessoal comandado por Mark Zuckerberg.

O plugin Facebook Disconnect, uma extensão do Google Chrome que impede que o Facebook "veja" quais os outros sites que você visita online, já foi baixado 152 mil vezes em apenas 10 dias, um novo recorde dentro dos aplicativos e ferramentas disponíveis para o navegador do Google. O software é capaz de bloquear automaticamente o tráfego da web entre outros sites acessados pelo internauta e o Facebook, impedindo que a rede social "enxergue" o seu histórico de navegação.

"O Facebook é notificado sempre que você visitar um dos mais de um milhão de sites na Internet que usam o Facebook Connect, e tem um histórico personalizado, que identifica o vazamento de informações pessoais para terceiros", diz a página oficial do Facebook Disconnect. "Nosso aplicativo desativa o fluxo de seus dados para eles".

Os defensores da privacidade na web manifestaram a sua preocupação, em relação às informações que poderiam ser usadas para "publicidade segmentada", sem se preocupar com as formas que isso seria feito. A própria Política de Privacidade do Facebook prevê que o sistema é orientado para proteger os dados do usuário de outras pessoas, mas não daquilo que é feito na rede social em si.

Por fim, os usuários parecem estar muito satisfeitos com o Facebook Disconnect, mesmo que isso bloqueie algumas funções originais da rede, como links de fotos. Depois do sucesso deste plugin, os seus criadores lançaram um novo, o Disconnect, que protege o usuário em relação aos serviços do Google e do Twitter.

Via Daily Mail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação