Jovem viaja 40 km e chega 3 minutos atrasada para vestibular da Unicamp

Rebeca Victor Anze, de 18 anos, saiu cedo de casa em Suzano, na Grande São Paulo, mas não conseguiu chegar a tempo para a prova da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela foi de carro por cerca de 40 km até o campus da Unip na Barra Funda, mas chegou às 13h03 aos portões da universidade, três minutos após eles serem fechados.

Nervosa, Rebeca disse que foi prejudicada pelo congestionamento. "Vim de carro mas peguei muito trânsito", afirmou a estudante. Ela disse que vai prestar outros vestibulares.

Também no campus Unip, um estudante de 17 anos chegou 25 minutos atrasado para a prova. O jovem, que iria prestar o vestibular para engenharia civil, disse ter pensado que a prova começaria às 14h. "Não consegui confirmar o horário no site da Comvest, que estava travado", justificou o estudante. O rapaz disse estar tranquilo porque quer mesmo estudar medicina e vai prestar outros vestibulares."

Prova começou às 13h
Com 61.500 candidatos inscritos, o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou às 13h neste domingo (13) com a prova da primeira fase do concurso seletivo. Os candidatos vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

A Unicamp realiza as provas do em 22 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

A prova da primeira fase tem duas partes: redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O candidato deverá completar a prova em até cinco horas e não poderá deixar a sala de provas antes de 3h30 de exame.

A lista dos aprovados na primeira fase sairá no dia 20 de dezembro. A segunda fase será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012. A primeira chamada será divulgada dia 6 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 9 de fevereiro.

Medicina é o mais concorrido
Com 114,4 candidatos por vaga, o curso de medicina é o mais concorrido do vestibular 2012 da Unicamp. Com 110 vagas disponíveis, medicina registrou 12 584 inscritos, uma procura 10,1% maior em relação ao vestibular passado, que teve 11.428 concorrentes.

Em segundo lugar aparece o curso de arquitetura e urbanismo (Noturno) da Unicamp, com 82,0 candidatos por vagas. Serão 2.461 estudantes disputando 30 vagas no vestibular. O terceiro curso mais concorrido também é de medicina, mas para a Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp), que também faz parte do vestibular promovido pela Unicamp, com 68,7 candidatos por vaga.

De acordo com a Unicamp, a relação candidatos por vaga geral subiu de 16,6 no vestibular passado para 17,9 nesta edição.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/11/jovem-viaja-40-km-e-chega-3-minutos-atrasada-para-vestibular-da-unicamp.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação