Mais de 1,8 mil pessoas participam das ações do “Brasil sem Cigarro” no RS

Porto Alegre foi a primeira capital brasileira a receber, na manhã deste sábado (12/11), as ações alusivas à série “Brasil sem Cigarro”, do programa Fantástico, da Rede Globo. Orientações e serviços de saúde gratuitos estiveram presentes no evento, que foi realizado no Sesc Campestre, e que contou com a participação de mais de 1,8 mil pessoas. A partir de uma parceria do Sesc, Rede Globo e Instituto Nacional do Câncer – Inca, ainda outras nove capitais brasileiras contarão com as ações.

A presença do médico Dráuzio Varella, idealizador da série Brasil sem Cigarro, e da apresentadora do Fantástico, Patrícia Poeta, foi um dos destaques do evento. Eles participaram de um bate-papo, no qual representantes do Inca e do Sesc, assim como Dráuzio Varella, orientavam às pessoas quanto o combate ao tabagismo. A adesão à atividade foi grande e muitos queriam compartilhar com o grande grupo como pararam de fumar ou como pretendem fazê-lo.

Medições de pressão arterial, massa corporal, fluxo expiratório, testes de monoxímetro e de dependência à nicotina, orientações sobre alimentação saudável e dicas para quem quer parar de fumar, orientações sobre saúde bucal, autoexame de boca e doença periodontal foram alguns dos serviços gratuitos. Os não-fumantes também puderam fazer exames de glicemia, triglicerídeos e colesterol, assim como ginástica chinesa e oficina de fuxico. Para as crianças, teve apresentação de espetáculo artístico-educativo, com a esquete “Planetinha Saudável”, parque de infláveis e atividades de educação ambiental e orientações quanto à saúde bucal.

“Brasil sem Cigarro” - O objetivo é conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco e prestar orientações sobre como deixar de fumar. O médico Dráuzio Varella é o personagem principal desta campanha. Ele falará sobre o assunto no programa Fantástico e participará das ações promovidas pelo Sesc nos finais de semana.

Nos programas do Fantástico, aos domingos, no período de 12 de novembro a 11 de dezembro, o médico Dráuzio Varella acompanhará o cotidiano de três fumantes no processo para largar o cigarro. Ele comentará as atitudes e comportamentos dos personagens e dará dicas e orientações sobre o assunto.

Neste período, nos fins de semana, o Sesc promoverá ações referentes ao tema em suas unidades nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Manaus, Goiânia, Fortaleza e Belém.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente morrem por ano cerca de seis milhões de pessoas devido ao tabagismo e à exposição a fumaça ambiental, os chamados fumantes passivos. O tabagismo responde por 6% de todas as mortes entre mulheres e por 12% entre homens.

http://www.agencia.fecomercio-rs.org.br/noticias/Mais-de-18-mil-pessoas-participam-das-aF0SMO-.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação