Alistamento Militar 2012 – Documentos, Data e Local

Todos nós sabemos que o alistamento militar é obrigatório, tanto para brasileiros, como para cidadãos naturalizados. Por isso, se você em 2012 completa 18 anos, deve ficar atento para a data de alistamento, pois se não fizer o alistamento no serviço militar, poderá incidir sobre você multa, por não ter se alistado no tempo certo. Veja a partir de agora, como fazer para se alistar no serviço militar.

Como se Alista no Serviço Militar?

Bem, para fazer o alistamento é importante o jovem completar 18 anos, em 2012. O alistamento é feito entre os meses de janeiro e junho. Para os aqueles que se alistarem até 30 de abril, estes participarão da seleção no mesmo ano, podendo prestar o serviço militar no ano seguinte, caso seja ele convocado. Já aqueles que se alistarem até o dia 30 de junho, estes irão participar da seleção, somente, no ano seguinte.


É importante salientar que, para fazer o alistamento militar, o postulante deverá comparecer a uma Junta Militar em sua cidade, munido dos seguintes documentos:
  • Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG;
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);
  • Registro de emancipação (no caso de índios);
  • Duas fotos 3×4 sem data e recentes;
  • Comprovante de residência.
Nota: para aqueles que irão fazer o alistamento em outros países deverão procurar o Consulado ou a Embaixada Brasileira, para que ele seja orientado.

Após o Alistamento Militar

Bom, após o alistamento você receberá um Certificado de Alistamento Militar (CAM), onde no verso do mesmo existe um espaço para vários carimbos e datas de comparecimento para seleção. O candidato terá que comparecer no local indicado para participar da seleção, fazer testes de saúde, de força, entrevistas, etc. é importante frisar que o candidato poderá prestar o serviço militar na Marinha, Exercito ou Aeronáutica, dependendo da escolha que foi feito pelo postulante no momento do alistamento.

Bem, no dia da seleção geral o candidato deverá comparecer ao local marcado, que em grande parte o local é em uma instituição militar. O individuo deverá está munido dos seguintes documentos:
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);
  • Documento de identidade (RG);
  • Certidão de nascimento dos filhos, caso os tenha;
  • Certidão de casamento original, caso seja casado;
  • Declaração Escolar: Certificado de conclusão ou atestado de frequência (opcional);
  • Atestado médico com CID, em caso de portadores de problemas de saúde.
Nota: o candidato não deverá comparecer para a seleção Geral usando chinelos, bermuda ou camiseta cavada, ou alguma vestimenta semelhante. Portanto, se você deseja mais informações, então, acesse o site do Exercito Brasileiro no site: http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/alistamento-militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação