Breivik pretendia atacar Obama quando esteve em Oslo para receber Nobel

O fundamentalista Anders Behring Breivik,
autor confesso dos atentados de
22 de julho na Noruega
Copenhague, 1 abr (EFE).- O ultradireitista Anders Behring Breivik, autor confesso dos atentados de 22 de julho na Noruega, planejou atentar contra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quando ele esteve em Oslo em dezembro de 2009 para receber o prêmio Nobel da Paz.

A ideia do fundamentalista cristão era colocar um carro-bomba na Prefeitura de Oslo, cenário da cerimônia de entrega do prêmio todos os anos, conforme ele mesmo confessou à Polícia norueguesa no interrogatório, informou neste sábado o jornal "Dagbladet" em seu site.

Breivik pretendia disfarçar-se de policial, como fez no duplo atentado de julho, no qual morreram 77 pessoas.

O atentado contra Obama teria sido "perfeito", mas Breivik o descartou a ideia pelas fortes medidas de segurança que cercam a cerimônia do Nobel da Paz.

Na opinião do ultradireitista norueguês, o atentado teria tido um grande valor simbólico e a justificativa para cometê-lo é que pelo fato de o prêmio ser dado a pessoas de esquerda.

Breivik detonou um carro-bomba em 22 de julho no complexo governamental de Oslo, causando a morte de oito pessoas, e imediatamente depois, foi até a ilha de Utoya, a 45 quilômetros, onde disparou de forma indiscriminada e matou mais 69.

Quase todos os mortos do segundo ataque eram jovens menores de 25 anos e participavam do acampamento de verão da Juventude Trabalhista.

Durante os interrogatórios à Polícia, Breivik admitiu como possíveis alvos o Palácio Real e a sede do Partido Trabalhista, ambos em Oslo, de acordo com as informações divulgadas por vários de meios de comunicação noruegueses.

O julgamento de Breivik, que permanece em prisão preventiva desde sua detenção no dia dos atentados, começará em 16 de abril na corte de Oslo.

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação