Será que teria vantagem em oferecer seguro para Cães hoje?

As seguradoras que oferecem seguros para animais domésticos têm um universo de milhões de potenciais consumidores e boas pistas para onde concentrar seus negócios. É o que revela um dos capítulos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)- Acesso e Utilização dos Serviços de Saúde, Acidentes e Violências, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Segundo o levantamento, a população de cachorros no Brasil foi estimada em 52,2 milhões e a de gatos, em 22,1 milhões em 2013. A população de cães supera a de crianças.

Os produtos disponíveis no mercado incluem coberturas como a de responsabilidade civil, para custear danos materiais ou corporais provocados por animais, acesso a atendimento em caso de doença, por acidente, entre outras, variando de acordo com a idade do animal, raça e capitais segurados. Segundo a PNS, 44,3% dos domicílios do País possuíam pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. A região Sul apresentou a maior proporção (58,6%) e a Nordeste, a menor (36,4%). Na área rural, a proporção de domicílios com algum cachorro (65,0%) era superior à da urbana (41,0%).

A população de cachorros em domicílios brasileiros foi estimada em 52,2 milhões, o que indicou uma média de 1,8 cachorro por domicílio, considerando-se o conjunto de domicílios com este animal. Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios possuíam pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares. As regiões Norte (22,7%) e Nordeste (23,6%) apresentaram os maiores resultados, e as regiões Sudeste (13,5%) e Centro-Oeste (14,3%), os menores. A área urbana (14,2%) apresentou proporção inferior à rural (39,4%). A população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio com este animal. Dentre os domicílios com algum cachorro ou gato, 75,4% (24,9 milhões) tiveram todos os animais vacinados contra raiva nos 12 meses anteriores à pesquisa. As regiões Sudeste e Centro-Oeste (84,3% e 81,7%, respectivamente) apresentaram resultados superiores às regiões Sul, Norte, Nordeste (63,5%, 67,1% e 70,1%). Considerando a situação do domicílio, a área urbana apresentou proporção superior à rural, 79,7% e 58,2%, respectivamente.

Fonte: Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação