Você sabe po qual motivo se comemora o dia das Mães?

Olá, amigos. Tudo bem?

Hoje eu encontrei um texto legal da Folha UOL, assinada por  Renata Mendonça - Da BBC Brasil em São Paulo.

No texto, ela afirma que "A tradição veio dos gregos, eles celebravam no início da primavera a mãe de todos os deuses, a deusa Rhea, com homenagens, cultos e presentes.". Porém, a oficialização não veio daí. Ela segue "Mas a oficialização desse costume veio no início do século 20, nos Estados Unidos, por insistência de uma mulher que nunca foi mãe, mas decidiu homenagear a sua com um dia para celebrar sua memória."

Renata conta que Anna Jarvis iniciou sua campanha que chamava de "Dia das Mães" quando sua mãe faleceu e que em 1908 ela organizou uma homenagem para sua mãe mesmo sem ser uma data oficializada. Desde então passou a lutar em prol da data.

A luta foi muito longa, durou anos. Segundo a autora, "A motivação de Jarvis veio de uma prece que um dia sua mãe lhe mostrou. "Espero e rezo para que alguém, um dia, reconheça um dia em memória das mães, para celebrar o serviço incomparável que prestam à humanidade em todas as áreas da vida"."

Em 1850, no estado de West Virginia, ela criou uma espécie de grupos de trabalho com mulheres para cuidar de soldados e trabalhar por melhorias na saúde pública. A estes dias de trabalho, ela deu o nome de "Dia das Mães".

A sua luta não era fácil, a quem ela recorria, tratava sua causa com deboche, "Enquanto ela fazia campanha enviando cartas todos os anos para congressistas, governadores, celebridades e pessoas importantes para reservarem um feriado para essa data, os políticos zombavam da situação dizendo que, se oficializassem o Dia das Mães, teriam que instituir também o Dia da Sogra ("Mother in Law Day", em inglês)."

Finalmente, em 1911, sua luta havia começado a render frutos, conforme a autora, (...) todos os estados americanos reconheceram o feriado – três anos depois, houve a oficialização de que em todo segundo domingo de maio seria comemorado o feriado em homenagem às mães.

Como em tudo que fazemos, nem sempre vem só a parte boa, Jarvis percebeu o monstro que havia criado,

"O desejo de Jarvis havia se cumprido e ela finalmente poderia se orgulhar de ter sido a "mãe" do Dia das Mães. Mas, em pouco tempo, ela percebeu que havia "criado um monstro". A data comemorativa virou um excelente pretexto para o comércio, que se aproveitou da oportunidade para estimular a compra de presentes."

Por fim, no Brasil, a oficialização do segundo domingo de maio como Dia das Mães aconteceu em 5 de maio de 1932, por meio de um decreto-lei assinado por Getúlio Vargas.

"O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana", diz o texto da lei.

No entanto, apesar das justificativas emocionais dadas no decreto, o que realmente motivou o governo de Getúlio a oficializar a data foi a influência do comércio.

 Para ler mais, acesse o texto completo: http://ceesty.com/wDKZXD

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!