Unicamp registra recorde de inscrições com 57 mil candidatos

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu um número recorde de inscrições para o processo seletivo de 2011: 57.201 candidatos. O número é 3% superior ao do vestibular passado, quando a universidade já havia registrado recorde, com 55.484 inscritos. Os mais de 57 mil candidatos disputarão 3.444 vagas distribuídas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto.

A relação candidatos por vaga geral subiu um pouco, tendo passado de 16,1 no ano passado para 16,6 nesta edição. Entre os dez cursos mais concorridos, Medicina ocupa a primeira colocação, com 11.427 candidatos, resultando em quase 104 candidatos por vaga. Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (71,5), Medicina na Famerp (63), Comunicação Social e Midialogia (38,7), Engenharia Civil (36,4), Ciências Biológicas - Integral (36,1), Engenharia Química - Integral (34,8), Engenharia de Produção (29), Farmácia (26,5) e Ciências Econômicas - Integral (23,4).

Veja aqui a tabela completa de concorrência por cursos. A relação com o total de inscritos por cidade de provas está disponível na página eletrônica www.comvest.unicamp.br/vest2011/balanco.

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 11 de novembro, no site www.comvest.unicamp.br. A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro, composta de duas provas: Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha; e Redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.

A Comvest aplicará as provas do vestibular 2011 em 24 cidades do país, sendo elas Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Inclusão Social

Este ano, 14.950 candidatos, ou seja, 26,1% do total de inscritos no vestibular fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino. O número supera o do ano anterior, que foi de 25,4%. Já o número de inscritos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas foi de 8.638, o que manteve em 15,1% o percentual desse grupo entre os candidatos.
O percentual de inscritos que optaram pelo PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social) subiu de 23,4% no vestibular anterior para 25,6% neste processo seletivo, com 14.664 inscritos. O PAAIS prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e outros 10 pontos a mais para aqueles que além de terem feito o ensino médio em escolas públicas, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
Mais informações podem ser obtidas no site da Comvest: www.comvest.unicamp.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação