A Máfia dos Tablets

Boa Tarde Pessoal.

Está virando moda em algumas escolas particulares do Ceará, aquelas que mais tem poder aquisitivo o uso de tablets em sala de aula e lousa 3D. A desculpa usada: Aulas mais interativas. (Ou será apenas porque as escolas públicas vão usar também e isso soaria muito mal?)

[Recentemente, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, anunciou que planeja trocar os livros didáticos por tablets nas escolas públicas. Segundo ele: “Queremos levar [o tablet] para a escola pública e fazer como outros países já estão fazendo. Taiwan já acabou com o livro didático, só tem livro na biblioteca. O aluno lê toda a bibliografia por meio do tablet que também é um caderno eletrônico. A Coreia, em dois anos, não terá livro didático. É o próximo passo do nosso projeto.”]

Mas aí eu pergunto: Tem certeza que é só por esse motivo?

Agora detalho para você, amigo leitor, de onde veio a inspiração para escrever este post. Só o que aparece nos comerciais entre os programas aqui são dos colégios divulgando que todos estudantes do ensino médio vão começar o ano de 2012 usando tablets no lugar de livros.

Após pesquisas descubri que (em um dos colégios que apresentou essa proposta) é o próprio aluno que tem que pagar pelo tablet e ainda (praticamente obrigado) a comprar o conteúdo disponibilizado pelo colégio, seja de modo virtual ou impresso. Sendo que o aluno só pode adquirir um tipo: Ou virtual ou impresso. Os valores vão de R$ 860,00 a R$ 1219,00. Fora o preço a ser pago pelo tablet! (Lógico que sim, ou você acha que o colégio iria dar os tablets?).  Acho engraçado que a diferenta entre os preços do material impresso ou digital é muito pequena, o que desvirtua o uso de material digital. Pois material digital deveria ser mais barato e compensar o aluno a pagar por ele, o que não está acontecendo; O material quando disponibilizado digitalmente não tem custos a mais quando comparado com o material impresso.

Outros colégios apresentaram a Lousa 3D. Caraca imagina a visão destes garotos após um ano passando mais de 5 horas por dia diante a lousa, usando óculos? Será que é cômodo estudar com aqueles óculos? Será que vai melhorar mesmo o aprendizado? Será que os professores estarão preparados para isso? 

Será que se faz mesmo necessário o uso destas tecnologias de forma obrigada? Acho que não. Não tenho receio de afirmar que tudo isso não passa de uma forma de fazer status e mostrar pra todo mundo, só fazer status. Não olham para a comodidade dos estudantes, do que eles realmente precisam, apenas o usam como mercadoria em busca de fama e fortuna.


0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!