Pensa em fazer Matemática? Saiba mais sobre a profissão

Por: Terra


O terror de muita gente na escola vem ganhando espaço no mercado. "O que se vê da Matemática no ensino básico é realmente muito pouco perto do que ela pode oferecer em relação ao conhecimento", comenta o coordenador do curso de Matemática do Unilasalle (RS), Carlos Venhofen Flores.

Mercado - Há duas principais divisões no campo de atuação do matemático: o licenciado se qualifica, sobretudo para lecionar e o bacharel está mais voltado à pesquisa e no trabalho junto às empresas. "Lecionar é a atividade mais comum de atuação. Porém, no momento há uma busca muito grande de empresas atrás de formados de matemática, porque as soluções de gestão em empresas se dão por indicadores expostos sob a forma de gráficos, que exigem leitura matemática", explica Flores.

Essa necessidade tanto das empresas quanto das escolas tem facilitado a colocação no mercado de trabalho. "Há casos de alunos que já conseguem emprego antes de se formarem", diz. No entanto, os baixos salários para os professores podem afastar os profissionais desta área. "Faltarão professores, haverá deficiências no ensino e isso acabará alimentando um círculo vicioso", alerta Flores.

É pra você? - O professor do Unilasalle diz que a Matemática é, naturalmente, interessante para quem gosta de cálculos. Mas também é importante que o futuro matemático saiba interpretar gráficos e tirar conclusões a respeito das diferenças e semelhanças entre os mais variados fenômenos.


O que vem por aí - O mercado exige um conhecimento cada vez maior de matemática (soluções de gestão estão expressas a partir de gráficos, tabelas e números). "Quem souber fazer essa leitura, terá um diferencial no mercado, e, logo, virá a valorização, tanto no médio quanto no longo prazo", garante Flores.

Diferencial - "Para o estudante que quer se destacar, eu aconselharia ter uma boa base de informática, porque sempre há softwares matemáticos sendo lançados." Flores diz ainda que é importante ler ainda um livro por ano sobre uma grande área da matemática, além de dar atenção às publicações paradidáticas. "Livros sobre história da matemática ajudarão a entendê-la melhor, bem como os personagens que a fizeram ser o que ela é hoje", finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação