Campanha que associa cigarro a sexo oral é cancelada na França


A campanha causou críticas de associações ligadas à família, aos direitos das crianças e às feministas
Os responsáveis pela polêmica campanha antitabagista francesa que associa o vício do cigarro com sexo oral anunciaram nesta quinta-feira que desistiram da iniciativa.

A Associação Direitos dos Não Fumantes (DNF) afirmou por meio de um comunicado que a campanha com as imagens "será limitada a ações muito pontuais, já realizadas ou lançadas", segundo o jornal Le Parisien.
A DNF disse que tomou a decisão "para não alimentar ainda mais a polêmica".

Um dos objetivos da campanha, o de estimular o debate sobre o tema do cigarro, já teria sido alcançado, segundo os organizadores.

Sexismo

Associações ligadas à família, aos direitos das crianças e feministas se disseram escandalizadas com a associação feita pela campanha, que tinha como slogan “Fumar é ser escravo do tabaco”.
"A felação é o símbolo perfeito da submissão", disse Marco de la Fuente, vice-presidente da agência BDDP, que idealizou a campanha antifumo.

Mas para Christiane Terry, representante da Associação Famílias da França, misturar o vício do fumo e o sexo "é um atalho ridículo e escandaloso". Ela se disse preocupada "com o baixo nível para defender uma causa justa".

"Que eu saiba, uma felação não provoca câncer", disse em entrevista ao jornal Le Parisien Antoinette Fouque, fundadora do Movimento para a Liberação das Mulheres.

"É escandaloso associar o vício do fumo à sexualidade, fazer um paralelo entre uma droga nociva e o desejo sexual. A conotação de violência sexual é inadmissível. É uma campanha sexista", afirmou Florence Montreynaud, presidente da associação feminista Chiennes de Garde.

Mesmo autoridades da luta contra o tabagismo criticaram a campanha.

Bertrand Dautzenberg, presidente do Escritório Francês de Prevenção contra o Tabagismo, disse que ela iria "chocar os adultos” e não “causar medo aos jovens".

Segundo o Escritório Francês de Prevenção contra o Tabagismo, o índice de adolescentes fumantes na França aumentou, entre 2008 e 2009, de 5% para 8% na faixa etária de 14 anos e de 20% para 22% no caso de jovens de 17 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NASA está desenvolvendo "banda larga" espacial

Vamos fazer um Tour pela Casa Branca (White House)?

Engenharia civil em São Carlos é o curso mais concorrido da Fuvest