Nem FBI consegue decifrar arquivos de Daniel Dantas, diz jornal

O FBI não conseguiu quebrar o sistema de criptografia dos discos rígidos apreendidos pela Polícia Federal no apartamento do banqueiro Daniel Dantas, no Rio, durante a Operação Satiagraha, deflagrada em julho de 2008. Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (25) pelo jornal "Folha de S.Paulo", após um ano de tentativas frustradas, em abril a polícia federal norte-americana devolveu os equipamentos ao Brasil.



A ajuda aos EUA, de acordo com a reportagem, só foi pedida no início de 2009, após os peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC) terem falhado nos esforços de decodificar as senhas dos HDs. O governo não tem nenhum instrumento jurídico para obrigar nem o fabricante americano do sistema de criptografia nem Dantas a ceder os códigos de acesso.
Os equipamentos continuarão sob a guarda da PF. Os peritos do INC esperam que novos dados da investigação ou que uma nova tecnologia os ajudem a quebrar as chaves de segurança. Por meio de sua assessoria, o Opportunity informou que os dois programas usados nos equipamentos estão disponíveis na internet. Um deles se chama Truecrypt e é gratuito. Os programas foram usados devido a suspeitas de espionagem.
Foram enviados aos Estados Unidos seis discos rígidos externos e um computador portátil, com potencial somado de armazenamento de 2,08 terabytes, o equivalente a aproximadamente 43,6 milhões de músicas de cinco minutos em formato MP3. O sistema de criptografia usado é um dos mais sofisticados do mercado, chamado AES 256 bits. Uma tecnologia inferior a essa, a de 128 bits, permite uma quantidade de combinações de senhas que tem como grandeza o número 3 seguido de 38 zeros.
Segundo a reportagem, o INC e o FBI empregaram a mesma tecnologia para tentar quebrar a senha. É um mecanismo chamado de "dicionário" - um sistema de computador que testa combinações de senha a partir de dados dos investigados e de informações dos policiais. Os peritos do INC usaram essa técnica por cinco meses até desistirem, em dezembro de 2008, quando o juiz responsável pelo caso, Fausto De Sanctis, autorizou o envio dos discos para os Estados Unidos.
Programas gratuitos
Em nota encaminhada ao 
G1 nesta manhã, a assessoria de Daniel Dantas informou que "os HDs foram criptografados a partir de dois programas disponíveis na internet. O primeiro, líder de mercado, chamado PGP, pode ser encontrado na página www.pgp.com. O outro, Truecrypt, gratuito, está hospedado no endereço www.truecrypt.org".
Segundo a nota, "Daniel Dantas e o Opportunity passaram a usar mecanismos de segurança em suas informações por conta da suspeita de serem espionados". O texto diz que "as suas informações estavam chegando aos seus concorrentes". A assessoria informou que foi registrado um boletim de ocorrência em março de 2008 sobre o caso e encaminhou cópia do documento à reportagem.
De acordo com a assessoria, Dantas teria oferecido à CPI dos Grampos, em depoimento realizado no dia 16 de abril do ano passado, "a abertura do código de criptografia dos referidos discos para a realização de perícia".
O banqueiro diz ainda, por sua assessoria, que " já está comprovado, no âmbito da ação penal em trâmite na Itália, que o Opportunity e seus executivos foram alvos de armações e espionagem" e que "a Satiagraha foi concebida para atender a interesses privados".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação