Tudo sobre Colesterol


Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas, como plantas e fungos.
Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal. Plantas apresentam um produto similar chamado de estigmaesterol, que não é absorvido pelo corpo humano.
A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se se aumentar a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias). O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovascularese as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia).
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente porproteínas hidrossolúveis. Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade. As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:
  • lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos. Nos últimos anos, o termo (de certa forma impreciso) "colesterol ruim" ou "colesterol mau" tem sido usado para referir ao LDL que, de acordo com a hipótese de Rudolf Virchow, acredita-se ter ações danosas (formação de placas arteroscleróticas nos vasos sanguíneos).
  • lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL): acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas.
Na alimentação humana, o colesterol é encontrado nas gorduras animais: todos os alimentos que contêm gorduras animais possuem colesterol, ao passo que os alimentos que não contêm gorduras animais são isentos de colesterol ou possuem quantidades inexpressivas. As principais fontes de colesterol na dieta incluem os ovos, carne de vaca e galinha.
Ovo não é o vilão, para quem vive falando mal do ovo, uma novidade: "O ovo é um alimento injustiçado. Apesar de conter uma quantidade razoável de colesterol, praticamente não tem nada de gordura saturada. E o organismo tem uma capacidade limitada de absorver o colesterol que está no ovo".
Deve-se observar, no entanto, que o colesterol pode ser sintetizado no organismo humano em grandes quantidades, mesmo com uma dieta vegetariana ou pobre em colesterol, como resultado de distúrbios no metabolismo. Portanto, elevações pequenas nos níveis de colesterol podem ser inicialmente tratadas apenas com mudança dos hábitos alimentares, mas hipercolesterolemias severas geralmente exigem a associação com tratamento farmacológico.
Produtos vegetais (como linhaça e amendoim) também contêm compostos como o colesterol, os fitoesteróis, que são sugeridos para diminuir os níveis de colesterol no sangue.

"O Indice de castelli tem haver com o colesterol....o indice alto quer dizer q você está com o colesterol alto....evite alimentos ricos em gordura saturada, pratique atividade física regular, controle o peso, Não fume, evite o estresse."

O índice de Castelli I foi determinado como a razão entre o colesterol total e o HDL-colesterol e o de Castelli II como a razão entre LDL-colesterol e HDL-colesterol (23). A glicemia pós-prandial foi dosada através do mesmo método da GJ, sendo realizada após 2h do desjejum habitual do paciente, onde, neste período, eram mantidas suas atividades rotineiras.

Nas crianças e adolescentes, consideramos como valores normais na população não-diabética: colesterol total < 170mg/dL, LDL-colesterol < 110mg/dL, colesterol não-HDL < 130mg/dL triglicerídeos < 150mg/dL e HDL-colesterol > 35mg/dL (24). Na população de crianças e adolescentes com DM1 foram considerados valores normais: colesterol total < 170mg/dL, LDL-colesterol < 100mg/dL, colesterol não-HDL < 130mg/dL , triglicerídeos < 150mg/dL e HDL-colesterol HDL > 35 mg/dL (25).

Nos adultos, os valores considerados normais na população não diabética foram: colesterol total < 200mg/dL, LDL-colesterol < 100mg/dL, colesterol não-HDL < 130mg/dL, triglicerídeos < 150mg/dL e HDL-colesterol > 40mg/dL (26). Nos adultos, os valores considerados normais na população com DM1 foram: colesterol total < 170mg/dL, LDL-colesterol < 100mg/dL, colesterol não-HDL < 130mg/dL, triglicerídeos < 150mg/dL e HDL-colesterol > 40mg/dL no sexo masculino e > 50mg/dl no sexo feminino (27).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação