Acusações de corrupção também rondam a Uefa

Em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, 25, a Uefa solicitou que lhe sejam entregues provas de que houve corrupção na eleição da sede da Eurocopa 2012. No domingo, o jornal alemão "Sueddeutsche Zeitung" publicou que um membro da Federação de Futebol do Chipre, Spyros Marangos, teria provas de que houve suborno de membros da Uefa para que Polônia e Ucrânia fossem escolhidas para organizar o próximo campeonato europeu de seleções.

“Em relação às acusações ainda infundadas, a Uefa gostaria de declarar que, como sempre, só poderá ser aberta uma investigação com base em elementos tangíveis de prova. Até o momento, nada foi fornecido à Uefa pelo indivíduo (Marangos), apesar de repetidos pedidos feitos pelo órgão que rege o futebol na Europa. Se tais elementos tagíveis forem entregues, a Uefa irá, então, abrir um caso disciplinar e submeter tais provas às autoridades competentes”, informou a entidade em seu comunicado, estabelecendo a próxima quarta-feira como data limite para a entrega das provas.

A Uefa afirmou ainda que, caso as provas não sejam entregues, a entidade poderá entrar com um processo judicial, civil e criminal, contra os autores das "declarações difamatórias".

De acordo com Marangos, membros do alto escalão da Uefa teriam aceitado R$ 26 milhões para conceder à Polônia e a Ucrânia a Euro 2012.

Em abril de 2007, Polônia e Ucrânia, em candidatura conjunta, ganharam o direito de sediar a Euro 2012, batendo a favorita Itália por 8 a 4 na votação do Comitê Executivo da Uefa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NASA está desenvolvendo "banda larga" espacial

Vamos fazer um Tour pela Casa Branca (White House)?

Engenharia civil em São Carlos é o curso mais concorrido da Fuvest