'RG' de usuários do Facebook pode ter sido enviado para empresas

Alguns aplicativos da rede social Facebook podem estar enviando dados de usuários para empresas terceirizadas, principalmente da área de publicidade e de bancos de dados da internet. Estes dados fazem parte do Facebook ID, a identidade dos usuários no site.

De acordo com notícia do jornal norte-americano Wall Street Journal, dez dos programas mais populares do site, incluindo games da empresa Zynga como “Farmville”, “Texas HoldEm Poker” e “FrontirVille” estão distribuindo dados pessoais dos usuários. Para se ter uma ideia da quantidade de dados que podem estar sendo vazados, “FarmVille”, sozinho, possui 80 milhões de jogadores – número alcançado em fevereiro de 2010.

O Facebook confirmou o problema em uma nota publicada em seu blog oficial, afirmando que os aplicativos em questão vazaram os dados inadvertidamente por conta de “detalhes técnicos”. “Nossa política de proteção de dados é muito clara, garantindo que ninguém terá acesso aos dados privados de nossos usuários sem consentimento. Recentemente, percebemos que muitos aplicativos construídos para a plataforma Facebook estavam repassando para terceiros dados de usuários, violando nossa política. Na maioria dos casos, os desenvolvedores não tinham a intenção de passar essa informação, mas o fizeram por conta de detalhes técnicos no modo de como os navegadores da web trabalham”, diz a nota.

Neste sábado (16), o Facebook bloqueou o LOLapps, um dos maiores provedores de jogos sociais na plataforma por violar termos de conduta da rede social. Segundo o Wall Street Journal, alguns jogos estavam transmitindo dados de usuários para terceiros. A empresa confirmou o problema e prometeu uma solução.

O Facebook afirma que, caso o usuário tenha selecionado compartilhar informações com “Everyone”, ou seja, com qualquer pessoa, é possível que dados como nome completo, número de telefone, e-mail e quem são os amigos, por exemplo, possam ter sido enviados para mais de 25 empresas. Ainda, mesmo com proteção das informações, o site afirma que os dados também podem ter sido enviados. O Facebook afirmou que trabalha para resolver o problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação