O processo de Coaching

Muitos profissionais ao se depararem com determinadas situações em suas carreiras (promoção, transferência de emprego, insatisfação profissional, reclamações de colegas e/ou subordinados, necessidade de auto-desenvolvimento, etc.), verificam que precisam passar por um momento de desenvolvimento e aprimoramento de competências para poder tomar algumas decisões ou para que possam desempenhar melhor a sua função dentro da empresa. Uma das maneiras de desenvolvimento de competências (habilidades e atitudes) disponíveis atualmente é através do processo de coaching.

Segundo Chiavenato (2002, p.41) "Coaching é um tipo de relacionamento no qual o coach se compromete a apoiar e ajudar o aprendiz para que este possa atingir determinado resultado ou seguir determinado caminho".

Para Benton (2000, p.1) A utilização do coaching para um profissional "pode estar no desenvolvimento da liderança, no discurso, na etiqueta, na lapidação da personalidade, na construção da segurança, nas habilidades das pessoas, nas relações públicas e pessoais, no gerenciamento voltado ao crescimento, no gerenciamento de pessoas difíceis ou mesmo na aparência".

Durante um processo de coaching, o coach (profissional habilitado para desempenhar essa função) ajuda o coachee (indivíduo que busca esse serviço) a estabelecer objetivos e a buscar o seu auto-desenvolvimento através de perguntas. Esse processo pode levar alguns meses, o que varia conforme a linha de atuação de cada coach.

Buscar o desenvolvimento é fundamental para qualquer profissional, principalmente quando a própria pessoa toma essa iniciativa por conta própria.   O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso uma das maneiras de nos prepararmos para obter crescimento e sucesso na nossa carreira é nos desenvolvermos, não apenas buscando qualificação e experiência sólidas, mas também desenvolvendo as nossas habilidades e atitudes. O nosso comportamento e a maneira com que lidamos com as pessoas no ambiente profissional são também muito importantes, principalmente, por exemplo, na hora em que os nossos superiores irão decidir sobre uma possível promoção no cargo.

Hoje existem muitas técnicas que ajudam as pessoas a se desenvolverem, e o coaching é um processo que está sendo a cada dia mais procurado e aplicado no desenvolvimento de profissionais. Quando aplicado por um coach responsável, ético e com a qualificação adequada para exercer essa profissão, certamente o coachee (se este também estiver envolvido e disposto a encarar o processo) obterá um grande sucesso no desenvolvimento e aprimoramento de suas competências.

Referencial:
CHIAVENATO, Idalberto. Construção de Talentos – Coaching e Mentoring. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.
BENTON, Debra A. Faça o que eles fazem – técnicas de coaching para o desenvolvimento profissional. São Paulo:  Negócio Editora, 2000.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Gostou da matéria?
Que tal deixar um comentário aqui pra mim?
Você comenta bem rapidinho!