Brasil não deve comprar títulos da dívida portuguesa, sinaliza Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou nesta quinta-feira (31) que o governo brasileiro não deve ajudar Portugal por meio da compra de títulos da dívida portuguesa. Ao ser questionado sobre o assunto nesta quinta-feira (31), Mantega afirmou: "não creio".

Também nesta quinta, o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, anunciou a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas no dia 5 de junho, em uma decisão esperada após a renúncia do primeiro-ministro José Sócrates na semana passada.

Uma crise financeira levou à renúncia do primeiro-ministro na semana passada, após o Parlamento rejeitar um plano de austeridade, o que provocou rebaixamentos da nota do país por agências de classificação de risco - que afirmaram que um pacote de resgate financeiro do país é agora mais provável.

Em dezembro do ano passado, o ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou, após audiência com o ministro da Fazenda durante sua visita ao Brasil, que havia a possibilidade de "entidades governamentais" do Brasil comprarem títulos públicos emitidos pelo governo daquele país, ou seja, financiarem a economia portuguesa.

"O Brasil é estratégico. Nas emissões da dívida pública portuguesa, entidades brasileiras podem estar presentes. Entidades governamentais. Mas não se falou em valor. Falamos também sobre comércio e investimentos. Na relação de financiamento de nossas nações e sobre a possibilidade de haver investimentos na dívida pública portuguesa", afirmou Teixeira dos Santos na ocasião.

Nesta semana, durante visita a Portugal, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil poderia ajudar Portugal a resolver seus problemas econômicos. "Sempre poderá [ajudar], assim como Portugal já ajudou o Brasil economicamente", afirmou ela, ao chegar a Coimbra. Sobre a possibilidade de o Brasil comprar títulos da dívida portuguesa, entretanto, ela não fez comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NASA está desenvolvendo "banda larga" espacial

Vamos fazer um Tour pela Casa Branca (White House)?

Engenharia civil em São Carlos é o curso mais concorrido da Fuvest