Para evitar processos, Motorola quer anulação de 12 patentes da Apple


A Motorola entrou com uma ação contra a Apple para que 12 de suas patentes sejam invalidadas; isso sem que a empresa do iPhone tenha sequer a acusado de infringi-las. Este é o movimento mais recente de uma série de processos que tem levado a guerra pelo mercado de smartphones ao universo dos tribunais – e o Android é dos principais personagens.

No documento, enviado à Corte de Delaware, nos Estados Unidos, a Motorola argumenta que a Apple já acusou, várias vezes, o Android de usar suas criações sem a devida autorização, e citou a ação contra a HTC – que usa o sistema da Google em seus celulares – como exemplo.

“Por isso, a Motorola se sente apreensiva quanto a estar infringindo as mesmas patentes pelas quais a HTC está sendo processada”, afirma.

Ela também diz que manteve negociações confidenciais com a Apple sobre o licenciamento de propriedade intelectual. Para cada uma dessas patentes – que teriam sido usadas em vários dispositivos com Android – no entanto, a empresa de Steve Jobs afirma seus direitos, apesar de a Motorola não considerá-las válidas.

O processo foi enviado no começo deste mês. Poucos dias antes, a Motorola já havia movido ação contra a Apple, desta vez na Corte de Illinois e Florida, além de na Comissão Internacional de Comércio dos EUA, acusando-a de ter usado suas patentes, e ter se recusado a pagar por elas.

Confusão
O novo movimento da Motorola é só mais um dos processos sobre patentes que vem agitando o mercado de dispositivos móveis nos últimos meses. A HTC acusa a Apple, que, por sua vez, acusa a HTC. A Microsoft ataca a Motorola, por seus smartphones com Android, e a Oracle também entrou no jogo, investindo contra a Google, que estaria tirando proveito da linguagem Java sem o consentimento de sua criadora.

Os problemas que o Android enfrenta nos tribunais pode ser considerado reflexo de seu sucesso. No último trimestre, a plataforma da Google foi a mais vendida nos Estados Unidos, passando a RIM (Research In Motion) que, por muito tempo, se manteve na primeira colocação. Com pouco mais de um ano de vida, o sistema, utilizado por muitas fabricantes em seus produtos, da Sony Eriksson a Samsung, já se tornou o terceiro SO para smartphones mais popular do mundo, atrás do Symbian, da Nokia, e da própria RIM, com seu BlackBerry.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NASA está desenvolvendo "banda larga" espacial

Vamos fazer um Tour pela Casa Branca (White House)?

Engenharia civil em São Carlos é o curso mais concorrido da Fuvest