Paulo Bernardo diz que Brasil terá internet 4G até a Copa


As doze cidades-sede da Copa do Mundo terão uma internet muito mais veloz até a Copa de 2014. É o que garantiu o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em audiência pública sobre o Plano Nacional da Banda Larga, nesta quarta-feira (31), no Senado.

O ministro afirmou que a licitação da tecnologia 4G, mais ágil que a 3G, utilizada atualmente, acontecerá em abril de 2012. A novidade deve estar disponível um ano depois. A quarta geração de dispositivos para acesso a internet móvel promete aumentar em até 180 vezes a velocidade atual da conexão.

Para Bernardo, a banda larga mais rápida deve "concentrar um volume expressivo de equipamentos e garantir tráfego de alta velocidade para milhares de pessoas". Os estádios e centros de imprensa da Copa terão acesso a internet de alta velocidade e o legado, assegurou o ministro, ficará para o país no pós-Copa.

Com o advento da novidade, a meta do Plano Nacional de Banda Larga, segundo Bernardo, é praticamente triplicar a quantidade de casas com acesso a internet até 2014: de 27% dos domicílios brasileiros, no fim de 2010, para 70% das residências com acesso à rede mundial de computadores. 
"Um dado mostra que um aumento de 10% pessoas conectadas à internet pode aumentar o PIB em 1,4%. Temos que fazer esforço para tornar a internet acessível para as camadas mais pobres", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NASA está desenvolvendo "banda larga" espacial

Vamos fazer um Tour pela Casa Branca (White House)?

Engenharia civil em São Carlos é o curso mais concorrido da Fuvest