Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil, diz Ibope

De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, divulgados nesta segunda-feira pelo Estadão, o Orkut, de propriedade do Google, teria perdido seu reinado de “maior rede social do Brasil” após um crescimento extraordinário do Facebook no último mês de agosto, chegando a um total de 30 milhões de usuários no Brasil.
Não deu. Enquanto, em abril, o Orkut estava estagnado, o Facebook já mostrava uma enorme força: nada menos do que 159% mais usuários em um ano.No fim de julho, uma pesquisa apontava que o Facebook já tinha 70% dos usuários do Orkut.
Segundo o responsável pela rede de Mark Zuckerberg no Brasil, Alexandre Hohagen, esse crescimento se acelerou após a estreia do filme A Rede Social, no ano passado, e embalou ainda mais a partir da virada de 2010 para 2011: foram 20 milhões de novos usuários em um ano, disse em agosto deste ano.
Esta, porém, não é a primeira vez que o trono do Orkut é ameaçado pelos veículos brasileiros. Em abril, outros rumores também procuravam mostrar que a popularidade da rede social de Mountain View andava em baixa e que seu tráfego teria sido superado, segundo um ranking “prá lá discutível” do Alexa.

No entanto, poucos dias após sua divulgação, a ComScore, maior e mais confiável instituto de pesquisas do mundo, rebateu as informações do Alexa ao trazer o Orkut ainda na liderança das redes sociais no Brasil com uma base de 32,1 milhões de usuários e o Facebook com 18,5 milhões. Na questão dos minutos online: o Orkut apresentava 8,7 bilhões contra 0,9 bilhão no Facebook.

Como não existem dados públicos e atuais da ComScore, ainda não é possível confirmar se os números do Ibope estão realmente corretos. Numa rápida consulta ao Google Trends, o mecanismo de estimativas de tráfego do Google, o Facebook ainda aparece bem distante do Orkut no Brasil. Seria um erro de mensuração?

Questionado sobre os números do Ibope, Felix Ximenes, diretor de comunicação e políticas públicas do Google, descreveu o cenário como positivo aos utilizadores. “Isso representa mais opções para o usuário e fomenta a criação de produtos e serviços ainda melhores”, disse em entrevista a IstoÉ Dinheiro.

Atualização: O Ibope emitiu uma nota de esclarecimento no qual não confirma os dados publicados na matéria da revista IstoÉ Dinheiro.

Referente a matéria da revista IstoÉ Dinheiro divulgada no final de semana
O IBOPE Nielsen Online esclarece que os dados de audiência de internet referentes a agosto ainda não foram finalizados, portanto, a empresa não confirma os dados publicados na matéria da revista IstoÉ Dinheiro desta semana e desconhece a fonte da reportagem.
Além disso, o IBOPE Nielsen Online esclarece também que, segundo sua política de divulgação, não divulga dados de players.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NASA está desenvolvendo "banda larga" espacial

Teoria da Expectativa de Vroom

O mercado de apostas a longo prazo é lucrativa?