Inglês de nove anos não sai de casa porque qualquer bactéria pode ser fatal

Alex Hannard, de 9 anos, quer ser um cientista genético quando crescer. Mas por enquanto, ele não pode brincar no jardim com os amigos e até frequentar a escola é tarefa difícil. O menino sofre de um tipo de imunodeficiência conhecida como doença granulomatosa crônica, que paralisa a produção das células sanguíneas que combatem bactérias e fungos no organismo. Um pedaço de grama ou um grão de poeira seria suficiente para matá-lo.

Alex vive com os pais da cidade de Hill Head, em Hampshire, na Inglaterra. A mãe, Louise, deixou o emprego de professora para cuidar do filho. “É difícil para Alex sair e fazer coisas que crianças na idade dele fazem”, lamenta. Ela contou, em entrevista ao jornal “Daily Mail”, que manter o menino motivado em continuar vivendo é difícil. “Ele só quer ser um menino normal, mas nós tentamos fazer isso na medida do possível”.

A doença de Alex foi descoberta em 2007, quando ele tinha cinco anos. Apenas cerca de 300 pessoas possuem o problema no Reino Unido. Na época, os médicos prepararam os pais para o pior. “Fomos informados de que ele poderia morrer. Foi um momento difícil, de partir o coração”, disse Louise. Ninguém conseguia descobrir o que o menino tinha, até que um dos médicos se lembrou de um diagnóstico semelhante. “Foi um milagre, porque três dias depois ele estava de pé e pulando de novo”, contou a mãe.

Para ter uma vida normal, Alex precisa de um transplante de medula óssea. Mas o número de doadores ainda é pequeno, o que reduz as chances de achar alguém compatível. Mas ele tem esperança de encontrar uma cura alternativa, quando for um cientista genético experiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação