Aman confirma morte cerebral de cadete no RJ

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) informou em nota, na tarde desta quarta-feira (5), que o cadete Renan Vasconcelos Borges Gama, de 23 anos, do terceiro ano do curso de artilharia, está internado com morte cerebral no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samer, em Resende, na Região Sul Fluminense.

Segundo a nota, que pode ser lida na íntegra no fim da reportagem, o comandante da Aman determinou a abertura de procedimento administrativo para apurar o caso.

A nota diz ainda que a Aman está prestando todo o apoio necessário, com orientação religiosa, psicológica e médica aos familiares do cadete.

Pedro Luiz Nascimento Motta é conhecido de Renan e vizinho da família dele em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Ele contou, na tarde desta quarta-feira, que o rapaz foi internado no dia 24 de setembro com falência renal, segundo o hospital, e teve a morte cerebral atestada na terça-feira (4), quando teve a ruptura de uma veia no cérebro.

Segundo contou, os pais do rapaz estariam decidindo se desligam os aparelhos que mantêm Renan vivo.
Pedro Luiz explicou ainda que, em conversa com cadetes conhecidos, soube que Renan participava com um grupo de um exercício de campo em que são realizadas várias atividades militares por períodos de três a cinco dias.

Segundo contou Pedro Luiz, cadetes disseram que Renan começou a se queixar de dores durante os exercícios, informou  o problema aos superiores, mas não teria recebido atendimento.

O colega contou também que os cadetes voltaram para a Aman e seus pais estavam esperando por eles no pátio, onde o jovem teria desmaiado na frente dos pais, e foi levado pelo Exército para o Hospital Samer.

Pedro Luiz disse que, segundo o hospital, Renan tinha o funcionamento dos rins comprometido e começou a fazer hemodiálise. Os médicos teriam dito à família que investigavam três hipóteses: leptospirose, febre maculosa e rabdomiólise, síndrome que compromete o tecido muscular, explicou Pedro Luiz.

Leia a nota emitida pela Aman na íntegra:
O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) lamenta informar que o Cadete Renan Vasconcelos Borges Gama, do 3º ano do Curso de Artilharia, apresenta um quadro médico de morte cerebral. Ele está internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samer, em Resende.

A AMAN está prestando todo o apoio necessário, com orientação religiosa, psicológica e médica aos familiares do cadete.

O Comandante da AMAN já determinou a abertura de procedimento administrativo para a apuração do caso.

Do G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação