Anti-virus da Microsoft detecta Chrome como vírus e o remove

Ao liberar sua própria ferramenta de anti-vírus para Windows, o Security Essentials, a Microsoft enfureceu certas fabricantes de software de segurança, como o Avast, AVG, Avira e vários outros. Afinal de contas, a própria empresa tem acesso privilegiado ao núcleo do sistema e, por isso, poderia ser mais eficiente ao detectar e remover ameaças. Além do mais, por ser feito pela Microsoft, a chance de uma identificação falsa seria pouco provável. Mas hoje aconteceu.

Segundo o site ZDNet, um tópico no fórum de ajuda do Chrome foi inundado com reclamações de usuários que têm o Microsoft Security Essentials instalados e, ao tentar abrir o Chrome, foram alertados de que ele se tratava de uma variação do vírus PWS:Win32/Zbot, e que por isso o arquivo seria removido. Trata-se de um falso-positivo, obviamente, que veio junto da atualização de definições número 1.113.656.0.

A Microsoft percebeu o erro pouco depois e liberou uma nova atualização que corrige essa identificação errônea, de número 1.113.672.0. Segundo um porta-voz da Microsoft, cerca de 3 mil usuários foram afetados, e eles deverão atualizar manualmente o programa para a correção ser aplicada.

Pensando em ajudar ainda mais seus próprios usuários, o Google publicou um post no blog do Chrome um passo a passo detalhado de como fazer o navegador voltar a funcionar normalmente em várias versões do Windows, além de avisar que uma atualização do navegador para corrigir esse problema deve também ser aplicada automaticamente.

via Techtudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação