Enem 2011: abstenção nacional fica em 25,29% no primeiro dia de prova; no Rio, taxa foi de 23,44%

RIO e TERESINA - O Ministério da Educação (MEC) informou na noite deste sábado que o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. No ano passado, o índice ficou em 27%. Nos estados da Bahia, do Distrito Federal e Roraima quase um terço dos candidatos inscritos não participaram, com 30,1%, 31% e 29,3% do total, respectivamente. No Rio de Janeiro, a abstenção foi de 23,44%. Para o MEC, as fortes chuvas na Bahia e em Roraima, foram as responsáveis pelas taxas.

Neste sábado, o ministério confirmou que oito estudantes foram retirados de salas de aula após terem sido flagrados utilizando o celular para enviar mensagens via Twitter. Segundo as primeiras informações do MEC, houve até quem tirasse fotos do caderno de perguntas para postar na rede social. O edital do Enem 2011 proíbe o uso de qualquer aparelho eletrônico, inclusive relógios. O controle de tempo é feito pelos próprios fiscais.

Cerca de 5,3 milhões de estudantes fizeram a primeira rodada de provas do Enem este sábado.Os candidatos responderam a 90 questões de Ciências Humanos e suas Tecnologias. No domingo, a maratona continua: as provas começam às 13h e terminam às 18h30. Serão 90 questões de Matemática e suas Tecnologias; e Linguagem e suas Tecnologias. Além da prova de redação.

Em Teresina, um estudante foi retirado do local de aplicação das provas porque estar usando uma caneta esferográfica de tinta preta, mas que não era transparente.
 
- Os organizadores alegaram que a caneta não era transparente e não dava para ver a cor da tinta da caneta. Eu estava fazendo prova há 40 minutos e tinha respondido 25 questões. Algumas pessoas foram retiradas das salas de aplicação de provas porque estavam com brincos que poderiam esconder informações - falou Isaac Ferreira.
No campus da Unirio, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde 1.120 candidatos receberam o cartão de confirmação de inscrição com o endereço errado, muitos estudantes chegaram cedo, mas cinco se atrasaram e perderam a prova. Os portões foram abertos ao meio-dia e fechados às 13h, como previsto. Na Uerj, um dos locais de maior concentração de estudantes, os portões foram fechados às 13h04, e houve seis atrasados.


O candidato Carlos Alberto Figueiredo, de 54 anos, chegou na UniRIO menos de um minuto após o fechamento dos portões. Ele lamentou a perda de um ano de estudo e disse que ficou preso no trânsito. Figueiredo saiu do Leblon às 11h55 e pegou um longo engarrafamento na orla da Lagoa.
- Me atrasei porque houve um escapamento de gás na Avenida Epitácio Pessoa e o trânsito ficou muito ruim. Foi um ano de estudo perdido - afirmou Carlos Alberto.

As irmãs Catarina Luna, de 25 anos, e Carina Luna, de 22 anos, chegaram à Unirio quatro minutos após o horário permitido. Chorando muito, as duas, que moram na Rocinha, reclamaram da demora do ônibus e da falta de orientação dos fiscais. As estudantes contaram que passaram em frente ao local original onde fariam as provas, mas ninguém avisou que existia uma van para levar os candidatos de lá até o prédio onde as provas são aplicadas.

Na Uerj, Carlos Henrique Moreira, 22 anos, justificou o atraso de um minuto por causa do trânsito. Ele mora na Vila da Penha e disse que pegou engarrafamento na Avenida Brasil.
 
- Minha mãe vai ficar muito brava comigo. Amanhã venho fazer a prova - disse ele.

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kirin anuncia compra de 100% da Schincariol

Fundo Amazônia tem 30 projetos, com R$ 300 milhões em financiamentos do BNDES

Ministério Público do Ceará denuncia R$ 202 milhões em sonegação